
O mês muda, mas o clima continua o mesmo: quente e seco. Uma nova onda de calor, a oitava neste ano, se estabeleceu no Brasil nesse domingo (30) e atinge alguns estados, incluindo Minas Gerais.
Devido a isso, as temperaturas podem ficar cerca de 3°C a 5?°C acima da média e as máximas podem atingir novamente valores próximos a 38/39?°C.
De acordo com o Climatempo, o fenômeno pode comprometer ainda mais a qualidade do ar por vários dias consecutivos e aumentar o potencial de queimadas em todo o país.
A umidade do ar no decorrer desta semana também pode ficar em alerta em várias capitais, incluindo Belo Horizonte.
O meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Claudemir Azevedo, confirmou a previsão para a capital mineira. “BH terá uma semana de tempo estável, com clima quente e seco. Predomínio será de céu claro e baixa umidade do ar. Além disso, a máxima prevista é de 33ºC, sem contar a interferência da onda de colar, que pode aumentar a temperatura em até 5ºC”, afirma.
O especialista destaca que a previsão é válida até a próxima semana. “As condições de temperaturas elevadas continuam, mais ou menos, até o dia 10 de outubro, quando o quadro de calor e seca deve amenizar.” Ainda segundo ele, há possibilidade de chuva para o próximo dia 12.
“O tempo começa a ficar mais instável a partir na quinta-feira que vem (10). A previsão é para diminuição do calor e aumento da umidade relativa do ar, devido a uma massa de ar frio que deve descer da Amazônia. Esses fatores, além das pancadas de chuva isoladas típicas da primavera, podem causar precipitações”, conclui Azevedo.

Incidente Descarga elétrica mata cinco bovinos em fazenda de Paraopeba
Pesca Com início da piracema, fiscalização ambiental é reforçada em Minas Gerais
Sonegação fiscal Ministério Público denuncia sócios de empresa de bebidas de Conceição do Mato Dentro que deixou de pagar milhões em ICMS Mín. 20° Máx. 28°


