
Pesquisadores da Unicamp descreveram uma nova espécie de sapo-pulga, que é agora o segundo menor vertebrado do planeta, com um exemplar adulto medindo apenas 6,95 milímetros.
A espécie, chamada de Brachycephalus dacnis, foi descoberta na região de Ubatuba, São Paulo, em áreas preservadas pelo Projeto Dacnis.
Esse sapo-pulga, como outros do gênero Brachycephalus, é notável pelo tamanho diminuto e adaptações como fusões ósseas e ausência de dígitos. Essas características são resultado de um processo evolutivo de miniaturização que o diferencia de outros anfíbios.
A descoberta incluiu análise detalhada da morfologia, genética e canto do animal, que se distingue de espécies semelhantes.
O estudo, apoiado pela Fapesp e publicado na revista PeerJ, enfatiza a importância de coletar o máximo de dados anatômicos e genéticos, uma vez que muitos sapos-pulga são crípticos, ou seja, suas diferenças não são visíveis externamente.
Essa nova descrição contribui para o entendimento da diversidade da fauna em miniatura da Mata Atlântica e reforça a necessidade de preservação desse ecossistema.

Discussão Desentendimento por divisa de propriedade mobiliza Polícia e Prefeitura na zona rural de Santana de Pirapama
Aniversário de BH Operação de trânsito para o show de aniversário de BH na Praça da Estação
Segurança Pública Celebração do aniversário de BH será monitorada por Posto de Comando
Transporte Público PBH anuncia “Madrugão”, com mais ônibus e nova linha na madrugada, e publica decreto de gratuidade
Assistência Social Consulta para retirada de alimentos do Cesta nas Férias começa nesta sexta-feira (12)
Esclarecimento Sete Lagoas esclarece situação contratual com a Litucera e garante continuidade da coleta de lixo Mín. 20° Máx. 26°


