
A primeira morte em Minas por febre amarela em 2025 acendeu um alerta: com que frequência é necessário se se vacinar contra a doença? Dúvida que, às vezes, nem mesmo em um posto de saúde pode ser sanada. Leitores do Hoje em Dia relataram ter recebido duas informações diferentes em relação à doença transmitida pela picada de mosquitos infectados.
A recomendação do Ministério da Saúde é que o imunizante seja aplicado em uma dose aos 9 meses de idade e um reforço aos quatro anos. Já para as pessoas que não tenham recebido nenhuma dose neste período da vida, a recomendação é de uma dose única, dos 5 aos 59 anos. Pessoas com 60 anos ou mais podem ser vacinadas após avaliação das condições de saúde e existência de possíveis contraindicações à vacinação.
Há, no entanto, a dúvida em relação à validade do imunizante. Quem viaja para Bolívia, Colômbia ou Venezuela, por exemplo, precisa apresentar cartão que comprove ter sido imunizado contra a doença.
A orientação antiga sobre a vacina era que, após uma dose, a pessoa deveria tomar um reforço após 10 anos. Entretanto, essa recomendação foi alterada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em 2014 e pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações) em 2017. As autoridades de saúde reconheceram que apenas uma dose é suficiente para garantir a proteção.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), os postos de saúde devem seguir as orientações do Ministério da Saúde, sendo aplicada uma aos 9 meses e outra aos quatro anos.
Ainda segundo a pasta, pessoas que tomaram duas doses antes dos 5 anos de idade ou uma dose depois dos 5 anos de idade não precisam se vacinar novamente, pois a imunização dura por toda a vida.
Viajantes internacionais e viajantes para áreas com evidência de circulação do vírus febre amarela (em humanos ou epizootias), não vacinados, a recomendação é que seja administrada uma dose da vacina com pelo menos com 15 dias de antecedência da viagem.
Teatro Sete Lagoas recebe 1º Festival de Teatro com programação gratuita e acessível
Verbas públicas Destinação de verbas impositivas dos vereadores são demonstradas no site da Prefeitura; veja os vereadores que mais destinaram recursos
Conferência Estadual SERPAF participa da 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável
Religião Encontro “O Chamado Vicentino” reúne jovens em Sete Lagoas para fim de semana de fé e discernimento
Meio ambiente Gruta Rei do Mato e Bombeiros convidam parceiros para prevenir incêndios
Violência à mulher Homem é preso após agredir companheira e disparar arma de fogo dentro de casa em Sete Lagoas Mín. 20° Máx. 27°


