
A morte de um tio autista fez um educador físico de Sete Lagoas mudar completamente sua trajetória. Ele criou um projeto dedicado a oferecer atividades físicas personalizadas para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), mesmo sem apoio de instituições públicas ou privadas.
O projeto, que leva o nome do tio falecido, começou a ser estruturado em 2020 e atualmente atende oito crianças. Com a inauguração de um espaço físico nos próximos meses, a expectativa é ampliar o atendimento para 20 crianças. O profissional relata que investiu tudo o que tinha no projeto, chegando a abrir mão de estabilidade financeira e conforto pessoal para viabilizá-lo.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o autismo afete uma em cada 100 crianças no mundo. O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado em 2 de abril, foi criado pela ONU em 2007 para difundir informações e reduzir o preconceito em torno do TEA.
O educador destaca que cada avanço das crianças atendidas representa uma grande conquista. Entre os exemplos, cita casos de crianças com dificuldades motoras que aprenderam a nadar rapidamente e crianças autistas que antes evitavam contato físico e, depois de algumas aulas, passaram a demonstrar afeto.
Para apoiar o projeto, é possível contribuir financeiramente ou ajudar na divulgação.
Teatro Sete Lagoas recebe 1º Festival de Teatro com programação gratuita e acessível
Verbas públicas Destinação de verbas impositivas dos vereadores são demonstradas no site da Prefeitura; veja os vereadores que mais destinaram recursos
Conferência Estadual SERPAF participa da 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável
Religião Encontro “O Chamado Vicentino” reúne jovens em Sete Lagoas para fim de semana de fé e discernimento
Meio ambiente Gruta Rei do Mato e Bombeiros convidam parceiros para prevenir incêndios
Violência à mulher Homem é preso após agredir companheira e disparar arma de fogo dentro de casa em Sete Lagoas Mín. 20° Máx. 27°


