
A síndrome respiratória aguda grave, conhecida pela sigla SRAG, é uma condição em que uma infecção respiratória gera grande dificuldade de respirar e lesões nos alvéolos (sacos de ar nos pulmões onde ocorrem as trocas gasosas). Geralmente é acompanhada de pneumonia.
Sintomas
A SRAG é marcada por dificuldade para respirar, sensação de peso no peito e lábios arroxeados. Pode trazer febre e perda de apetite. Ela não é uma doença, mas, sim, a complicação de diferentes infecções.
Causas
A SRAG geralmente é resultado de uma infecção viral, como gripe ou covid-19. O problema também pode ser consequência de doenças bacterianas ou fúngicas que afetam a respiração.
Diagnóstico
O diagnóstico de SRAG leva em conta os sintomas e exames de imagem dos pulmões. Outro critério que define essa síndrome é uma baixa saturação de oxigênio no sangue.
Método de prevenção
O principal método de prevenção da SRAG é a vacinação contra doenças que podem levar a esse quadro, como a gripe e a covid-19. Também deve ser evitado o contato próximo com pessoas com infecções respiratórias.
Tratamento
Entre os tratamentos da SRAG, há a possibilidade de suplementação de oxigênio, com diferentes equipamentos, além de fisioterapia respiratória. Outras intervenções dependem da causa, e podem envolver antivirais ou outros fármacos.
Duração
A SRAG tem duração variável. Casos que respondem bem ao tratamento podem se resolver em duas semanas, ou até menos. Quadros mais graves podem se prolongar e levar à morte.
Contagiosa?
A SRAG é uma possível consequência de diferentes doenças contagiosas, como a gripe e a covid-19. Mas nem toda pessoa com alguma dessas infecções vai desenvolver a síndrome.
Pode ser contraída mais de uma vez?
É possível ter mais de um quadro de síndrome respiratória aguda grave ao longo da vida, causados por diferentes tipos de vírus, bactérias ou fungos.
Agressão Ex-companheira tenta agredir homem após festa de confraternização em Sete Lagoas
Brutalidade Grávida de três meses é brutalmente agredida por homem em Sete Lagoas
Maus-tratos Em Sete Lagoas, cão quase morre dentro de carro e idoso é preso por abandono do animal
Ameaça Padrasto ameaça enteada após briga em Sete Lagoas
Decoração de Natal Prefeito Douglas Melo denuncia furtos de cabos de energia das luzes de Natal em Sete Lagoas
Trânsito Natal na BR-040 terá até 64% mais tráfego: Via Cristais reforça operação e segurança
Crime Funcionário denuncia injúria homofóbica em supermercado de Sete Lagoas
Educação Infantil Em nota, Prefeitura de Sete Lagoas confirma fim da Educação Física na educação infantil municipal
Ataque de animal Pitbull ataca mulher de 64 anos e cadela em Sete Lagoas; o cão de estimação está em estado grave Mín. 20° Máx. 32°

