
A ópera “Matraga” retorna ao palco do Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, em Belo Horizonte, entre os dias 17 e 20 de maio de 2025, trazendo novamente à cena a força literária de João Guimarães Rosa em uma montagem que une música, teatro e dança.
Inspirada no conto “A Hora e a Vez de Augusto Matraga”, presente na obra “Sagarana” (1946), a produção é assinada pelo compositor argentino-brasileiro Rufo Herrera, que também escreveu o libreto. A direção musical é da maestra Ligia Amadio, titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG), que se apresenta ao lado do Coral Lírico de Minas Gerais (CLMG) e da Companhia de Dança Palácio das Artes (CDPA) .
A encenação, concebida e dirigida por Rita Clemente, propõe uma leitura arquetípica da ópera, onde teatralidade e musicalidade estão intimamente ligadas. A diretora destaca que “Matraga” comemora a mineiridade, oferecendo um modo especial de fazer ópera, diferente do convencional, com uma dramaturgia que remete às viagens de Guimarães Rosa pelo sertão
A obra conta com a narração do ator Gilson de Barros, conhecido por sua atuação inspirada no universo rosiano. A cenografia é de Miriam Menezes, os figurinos são assinados por Sayonara Lopes, a direção coreográfica é de Alex Soares, e a preparação do Coral Lírico foi feita por Hernán Sánchez. A direção geral é de Cláudia Malta .
A ópera será apresentada nos seguintes horários: sábado (17/5) às 19h, domingo (18/5) às 18h, segunda-feira (19/5) e terça-feira (20/5) às 20h. Os ingressos custam R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada) e estão disponíveis na bilheteria do Palácio das Artes e pela plataforma Eventim.
A montagem de “Matraga” é uma celebração da literatura do cordisburguense Guimarães Rosa, trazendo para o palco a complexidade de seus personagens e a riqueza do sertão mineiro, em uma produção que une diferentes expressões artísticas para contar uma história de redenção e transformação.
Premio Monumento Peter Lund conquista 2º lugar em prêmio de gestão ambiental
Violência à mulher Mulher é vítima de agressão doméstica e recebe atendimento médico em Cordisburgo
Aniversário Cordisburgo: 142 anos de história e 87 anos de emancipação
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Crime Servidora pública foi alvo de uma moradora enquanto realizava atividades laborais no Distrito de Lagoa Bonita, zona rural do município
Festa Aniversário de Cordisburgo: confira inscrições para barracas do evento Mín. 20° Máx. 31°

