A reunião da Câmara Municipal de Araçaí do dia 11 de agosto está causando polêmica. No centro dos debates está o projeto de lei complementar que aprovou a concessão de vale-refeição de R$ 800,00 para os vereadores. Tudo isso em um único dia, com os votos favoráveis dos vereadores Edmar Moreira, Iader Dutra, Ângela Moreira, Antônio Aguiar, Virgílio Santana e Evando. O benefício será concedido mensalmente aos vereadores de Araçaí, município de 2 181 habitantes, de acordo com o Censo de 2022 realizado pelo IBGE.
Nem todos os vereadores votaram a favor do vale-alimentação. De acordo com documentação da própria Câmara Municipal de Araçaí, três vereadores votaram contra: César Eduardo Gomes, Gladiston Gonçalves e Leonardo Henrique Cristeli Moura.
Os três parlamentares argumentam que o subsídio atual “já é suficiente para o exercício do mandato, não havendo justificativa social ou moral para a crianção do benefício extra”, protestam. E acrescentam: “ Araçaí é um município de pequeno porte, com recursos limitados e demandas prioritárias em áreas como saúde, educação, infraestrutura e serviços básicos.”
Os vereadores também destacaram que o auxílio-alimentação tradicionalmente visa compensar servidores que cumprem jornada contínua e presencial, o que não se aplica aos vereadores, cujas atividades são flexíveis e com reuniões esporádicas.
A Redação procurou o presidente da Câmara e até o fechamento não teve resposta.
Mín. 11° Máx. 27°