
Na próxima quinta-feira (28), às 16h, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte, será palco da I Solenidade de Entrega das Certidões de Óbito Retificadas de mortos e desaparecidos políticos da ditadura militar.
O evento é aberto ao público e terá a presença da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, além de integrantes da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP) e outras autoridades.
Nesta primeira cerimônia, serão entregues oficialmente aos familiares 63 certidões retificadas, resultado de um esforço conjunto para corrigir registros e reconhecer vítimas de graves violações de direitos humanos cometidas durante o regime militar.
A iniciativa é promovida pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em parceria com a CEMDP e a Comissão de Direitos Humanos da ALMG. Ela cumpre a Resolução 601/2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determina a retificação dos assentos de óbito de mortos e desaparecidos políticos.
Segundo o MDHC, esta é a primeira de uma série de solenidades previstas até dezembro, quando ocorrerá o II Encontro Nacional de Familiares de Pessoas Mortas e Desaparecidas Políticas, em Brasília (DF).
O trabalho é fruto da parceria entre o MDHC, a CEMDP, o CNJ e o Operador Nacional do Registro Civil de Pessoas Naturais, com o objetivo de garantir a correção documental e preservar a memória histórica.
I Solenidade de Entrega das Certidões de Óbito Retificadas
Data: quinta-feira, 28 de agosto de 2025
Horário: 16h
Local: Auditório José Alencar – ALMG, Belo Horizonte (MG
Graduação Mais 700 alunos se formam no Programa de Inclusão Digital da PBH
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho? Mín. ° Máx. °


