
O Carnaval da Liberdade 2026 reafirma Belo Horizonte como um dos grandes polos da cultura carnavalesca do país, com uma programação diversa, gratuita e inovadora que valoriza os artistas mineiros, a experiência dos foliões e o protagonismo da música mineira e brasileira.
Com ações que se estendem do pré-Carnaval aos dias oficiais da folia, o projeto reúne samba, música sinfônica, baile, intervenções artísticas e blocos de rua, consolidando o Carnaval como uma manifestação cultural democrática, plural e estratégica para a economia criativa.
A iniciativa é do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e da Fundação Clóvis Salgado (FCS), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e realização do Instituto João Ayres.
A programação completa está disponível neste link
Criado em 2023, o Carnaval da Liberdade se consolida como uma política pública que integra cultura e turismo, fortalece a cadeia produtiva do setor e amplia a visibilidade de Belo Horizonte e de Minas Gerais como destino cultural.
“O Carnaval da Liberdade é uma política pública que integra cultura e turismo, valoriza nossos artistas e celebra a hospitalidade mineira, que é uma das marcas mais fortes de Minas Gerais. É uma festa que acolhe, que convida o Brasil inteiro a viver a nossa cidade, a nossa música e os nossos sabores, atraindo visitantes, movimentando a economia e fortalecendo Minas como um destino cultural cada vez mais desejado”, destaca a secretária de Estado de Cultura e Turismo, Bárbara Botega.
Entre os destaques de 2026 está a programação das avenidas sonorizadas, que qualificam tecnicamente os desfiles nas avenidas Brasil, Amazonas e Andradas, ampliando a experiência do público, e o projeto Via das Artes, que integra diferentes ações culturais ao longo da programação.
Também fazem parte da agenda o Palco Aberto – Nova Geração do Samba em BH, as apresentações da Sinfônica Pop, o Palácio do Samba e a feira gastronômica Vila Mineiridade. Uma das novidades do ano é o Samba na Andradas, com show de Rodriguinho, no dia 18/02, após os desfiles das escolas de samba.
“Para a Codemge, realizar esse convênio representa o compromisso de estruturar o Carnaval de Belo Horizonte com qualidade cultural, técnica, inclusão, segurança e impacto para a economia criativa. As avenidas sonorizadas e o Via das Artes mostram como a companhia atua para viabilizar projetos culturais que fortalecem o turismo, valorizam os artistas mineiros e geram desenvolvimento para a cidade e para Minas Gerais”, afirma a diretora-presidente da Codemge, Luísa Barreto.
A programação de pré-Carnaval começa com o Palco Aberto, nos jardins do Palácio das Artes, reunindo artistas e grupos da nova cena do samba mineiro, além do Baile das Artes, que celebra a diversidade cultural com música, performances e homenagens.
A Sinfônica Pop promove concertos no Palácio das Artes e a céu aberto, homenageando Ary Barroso e Clara Nunes. No Palácio do Samba, a Velha Guarda ocupa o Palácio da Liberdade em uma programação dedicada à tradição do gênero.
Durante os dias oficiais do Carnaval, as avenidas sonorizadas recebem 23 blocos, incluindo participações especiais, enquanto a Vila Mineiridade reúne mais de 30 expositores com gastronomia típica mineira e afro-mineira, consolidando-se como ponto de encontro dos foliões.
Trânsito TCE-MG suspende redução de taxas cobradas nos exames para obtenção ou renovação da CNH
Carnaval 2026 Bora se planejar para mais um final de semana em BH?
Carnaval 2026 Primeiro final de semana do Carnaval de BH reúne cerca de 100 mil foliões em mais de 40 desfiles Mín. 19° Máx. 27°


