Nove estudantes das escolas municipais Professor Cláudio Brandão (região Noroeste) e Cora Coralina (Venda Nova) conquistaram cinco premiações na Olimpíada Internacional de Matemática (World Mathematics Team Championship-WMTC), realizada em Campinas (SP). A disputa foi entre alunos de escolas públicas e particulares do Brasil e convidados do Peru. Eles participaram de provas individuais, de revezamento (em duplas) e em equipe.
Os vencedores são Eduardo Ferreira Fraga (4° ano), Estefani Guimarães Silva (4° ano), Lívia Ribeiro Figueiredo (5° ano) e João Pedro Carvalho (5° ano), da Escola Municipal Professor Cláudio Brandão; e Maria Clara da Silva (6° ano), Isaac Miguel Gomes (6° ano), Rodrigo Alves (6° ano), Alice Freitas Inácio (8° ano) e Ryan Lucas Pereira (9° ano), da Escola Municipal Cora Coralina.
A competição é realizada há mais de 15 anos. Nesta edição (de 15 a 17 de agosto), os educandos da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte receberam duas medalhas de prata, duas medalhas de bronze e uma menção honrosa. Eles também participaram da cerimônia de abertura, dos grupos de estudo e das atividades recreativas.
Os estudantes premiados estão classificados para a etapa global da competição, marcada para dezembro em Bangkok, na Tailândia. A expectativa é que pelo menos dois dos alunos participem, representando Belo Horizonte na Olimpíada. A conquista reflete o esforço conjunto da comunidade escolar e o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, que investe em programas e projetos voltados ao fortalecimento da educação pública de qualidade.
Conhecimento
Para a estudante Estefani Silva, a participação na Olimpíada foi especial. “Foi muito legal ver o interesse das pessoas por matemática e dividir conhecimento com elas”, comemora.
Fábio Andrade é professor de matemática nas duas escolas municipais e se orgulha da conquista dos seus alunos. “Eu acredito muito na força de uma educação pública de qualidade e é emocionante ver os olhinhos deles brilhando, não só pelas próprias conquistas, mas também pelas vitórias dos colegas. Isso não tem preço”.
Mín. 15° Máx. 25°