No confronto que marca o 250º clássico do Mineirão, Cruzeiro e Atlético entram em campo nesta quinta-feira (11) e decidem uma vaga nas semifinais da Copa do Brasil. A bola rola a partir das 19h30 (de Brasília), no Mineirão, com mando de campo celeste.
O time de Leonardo Jardim tem trunfos importantes para o compromisso. A equipe contará com o apoio de mais de 61 mil torcedores - torcida única - e também conta com vantagem construída no jogo de ida, na Arena MRV, onde venceu por 2 a 0.
O Galo, por sua vez, terá a reestreia do técnico argentino Jorge Sampaoli, escolhido para ser o substituto de Cuca. Logo na primeira missão, ele terá que dar cara nova à equipe que busca a “remontada” como visitante.
O classificado do clássico desta noite vai enfrentar o Corinthians na semifinal da Copa do Brasil. O Timão avançou contra o Athletico-PR com 3 a 0 no placar agregado.
Leia também
‘Amuleto’ no Nilton Santos, Ponte detalha preparação do Botafogo contra o Vasco
Botafogo e Vasco decidem vaga na semifinal da Copa do Brasil
Quanto Atlético e Cruzeiro podem faturar de premiação ao avançarem na Copa do Brasil
Corinthians 2 x 0 Athletico-PR: gols e melhores momentos pela Copa do Brasil
· Para o Cruzeiro avançar diretamente: vitória, empate ou derrota por um gol de diferença;
· Para o Atlético avançar diretamente: vitória por três ou mais gols de diferença;
· Para decisão nos pênaltis: vitória do Atlético por dois gols de diferença.
Principal jogador do Cruzeiro na temporada, Kaio Jorge é dúvida para o duelo. Ele se recupera de lesão muscular na coxa sofrida na vitória do Brasil contra o Chile, na última quinta-feira (4). A definição sobre a presença ou ausência do jogador no clássico será definida momentos antes do apito inicial.
O meia Matheus Pereira e o atacante Wanderson, que sofreram com dores nos últimos dias, treinaram normalmente nos últimos dias e devem jogar.
· Fagner - o lateral-direito segue em recuperação de fratura na fíbula da perna direita.
Caso Kaio Jorge não tenha condições de jogar, a torcida do Cruzeiro confia em um bom desempenho de Gabigol. “Predestinado”, o atacante tem bons números em jogos decisivos e foi algoz do Atlético na final da Copa do Brasil do ano passado, com dois gols no jogo de ida.
Em sua carreira, o camisa 9 fez nove gols em 23 partidas contra o Alvinegro.
A defesa é um grande ponto de confiança dos cruzeirenses. Até o momento, em cinco jogos disputados, o time não sofreu gols na atual edição da Copa do Brasil.
Se repetir esse padrão, a equipe celeste eliminará o Atlético e se garantirá na próxima fase da Copa do Brasil, independentemente do desempenho ofensivo.
Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Fabrício Bruno durante a vitória do Cruzeiro sobre o Atlético na Arena MRV
Mistério no Atlético
Recuperado de lesão, o zagueiro Lyanco ainda segue no processo de transição e segue como dúvida para o clássico. Caso retorne, ele formará dupla com o paraguaio Junior Alonso. Isso não acontece desde o jogo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana, na vitória por 2 a 1 sobre o Godoy Cruz, em 14 de agosto.
· Renzo Saravia - o lateral-direito segue em recuperação de uma lesão muscular na coxa direita, ainda sem previsão de retorno
· Patrick - o meio-campista está sob cuidados do departamento médico por lesão na coluna
· Caio Maia - o atacante está em reta final da cirurgia no joelho, realizada no fim da temporada passada
Principal jogador do elenco, o atacante Hulk é o grande trunfo de Sampaoli no clássico. Cabe lembrar que o paraibano de 39 anos tem a Raposa como principal “vítima”, desde que chegou ao clube no início de 2021. Até o momento, ele fez nove gols no adversário desta quinta.
Além disso, o camisa 7 busca mais dois feitos na carreira. Caso balance a rede uma vez, ele seguirá isolado na artilharia do estádio (considerando o período pós-modernização), mas atingindo a casa dos 60 tentos. Neste cenário, Hulk também chegará a 14 gols marcados no torneio e deixará o ex-atacante Marques para trás, se juntando a Diego Tardelli e Gérson na segunda posição de goleadores do Alvinegro na competição.
Atualmente, o primeiro lugar deste quesito é ocupado por Guilherme Alves, que defendeu o Galo no final da década de 1990 e início dos anos 2000. Ele balançou as redes (pelo clube) em 16 oportunidades na Copa do Brasil.
Pedro Souza / Atlético
Hulk comemora gol marcado diante do Cruzeiro, no Mineirão
Retrospecto no Mineirão
Além de ser o 250º clássico no Mineirão, o jogo desta quinta será o primeiro no estádio após o aniversário de 60 anos. No retrospecto, o time celeste leva a melhor.
· 249 jogos
· 88 vitórias do Cruzeiro
· 80 vitórias do Atlético
· 81 empates
Cássio, William, Fabrício Bruno, Lucas Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian e Matheus Pereira. Wanderson e Gabigol (Kaio Jorge). Técnico: Leonardo Jardim.
Everson; Gabriel Menino (Natanael); Lyanco (Vitor Hugo), Junior Alonso; Arana; Fausto Vera (Alan Franco), Alexander; Scarpa; Rony (Dudu), Tomás Cuello e Hulk. Técnico: Jorge Sampaoli
Motivo: Jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil
Data: 11 de setembro de 2025 (quinta-feira)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte
Arbitragem: Rafael Rodrigo Klein, auxiliado por Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa e Victor Hugo Imazu dos Santos
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira
Transmissão: Amazon Prime
A Itatiaia também transmite o duelo pelo 95,7FM, pelo 610AM, e pelos canais no Youtube (@itatiaiaoficial e @itatiaiaesporte)
Mín. 15° Máx. 32°