Sexta, 24 de Outubro de 2025
23°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Cidades Limpeza urbana

Prefeitura de BH lança plano de descarte de lixo em contêineres

Serão instalados 50 coletores especiais com tampas em 22 pontos

24/10/2025 às 13h32
Por: Redação
Compartilhe:
O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (Foto: Rodrigo Clemente)
O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (Foto: Rodrigo Clemente)

A Prefeitura de Belo Horizonte iniciou nesta sexta-feira (24) o projeto-piloto de conteinerização dos resíduos domiciliares e comerciais do Hipercentro. A ação consiste na instalação de 50  coletores especiais com tampas, inicialmente em 22 pontos, para o armazenamento do lixo. O projeto, em fase de testes, pretende evitar que os sacos com resíduos fiquem expostos nas calçadas durante o dia. A ação está sendo desenvolvida pela Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) e conta com o apoio da Subsecretaria de Fiscalização, da Guarda Civil Municipal e das coordenadorias regionais do município.

Durante o lançamento oficial do projeto, com a presença do prefeito Álvaro Damião, uma equipe de limpeza urbana fez uma demonstração do funcionamento do contêiner e o recolhimento dos resíduos por um caminhão compactador. “A gente que é de Belo Horizonte sabe dos problemas da cidade. E um deles é o lixo que fica espalhado pelas ruas. Mas de que forma que a gente poderia fazer para minimizar o impacto daquele monte de sacos de lixo na rua? E essa é a ideia que nós tivemos, dos contêineres. E fazemos com a certeza de que as pessoas possam ver que a gente está cuidando da cidade. E eu acho que quando a população percebe claramente que você está cuidando da cidade, ela vai me ajudar a cuidar também”, disse o prefeito.

A proposta é que, quem não conseguir expor seus resíduos em horário próximo ao da passagem do caminhão, que já ocorre diariamente nessas áreas a partir das 20h, poderá depositá-los nesses contêineres. Equipes do Departamento de Políticas Sociais e Mobilização da SLU já estão nas ruas do Hipercentro para sensibilizar moradores e comerciantes sobre o novo projeto-piloto da PBH.

As ações dos técnicos de mobilização social e educação para limpeza urbana vão se estender pelos próximos 10 dias.  Na abordagem, as equipes darão destaque para a importância dos cidadãos colaborarem, respeitando os dias e horários de coleta dos resíduos, acondicionando-os de forma segura, além de contribuírem para a conservação dos equipamentos instalados.

Passada a fase de testes, prevista para algo em torno de 5 meses, unidades deverão ser colocadas também em outras regiões da cidade. "Esse é um plano piloto, mas obviamente a gente vai avançar com esse plano pra toda a cidade de Belo Horizonte, corrigindo alguns pontos que eventualmente tenham que ser corrigidos", afirmou Álvaro Damião. 

Fiscalizar e educar 

Para garantir que a população se adapte às mudanças de forma tranquila e consciente, a Fiscalização de Controle Urbanístico e Ambiental assumirá uma postura ativa e educativa já no início do projeto. Desde a inauguração dos novos pontos de coleta, equipes especializadas estarão presentes nas ruas, dialogando diretamente com moradores, comerciantes e condomínios próximos aos contêineres. 

O objetivo é esclarecer dúvidas sobre o uso correto dos equipamentos e os horários de coleta, além de distribuir materiais educativos que reforçam a importância da colaboração de todos para o sucesso do programa. Ao contrário de uma abordagem punitiva, a fiscalização atuará com foco na orientação e conscientização.  “Nossa missão é envolver a população, explicando como essa mudança pode beneficiar toda a cidade, tornando a coleta mais organizada e eficiente”, destaca Raquel Guimarães, diretora de Planejamento da Fiscalização.

A fiscalização implementará plantões regulares de monitoramento nos pontos de coleta, garantindo o uso adequado dos contêineres a disponibilidade para esclarecimentos. A tecnologia também será aliada nesse processo: câmeras de vigilância espalhadas pela cidade permitirão acompanhar em tempo real o comportamento nos arredores dos contêineres, ajudando a identificar irregularidades e a aprimorar o planejamento. 

Pontos de instalação dos novos coletores 

1 – Av. Afonso Pena, 1.212
2 – Av. Afonso Pena, 1.148 
3 – Av. Afonso Pena, 1.110
4 – Av. Afonso Pena, 1.000
5 – Av. Afonso, 964
6 – Av. Afonso Pena, 744
7 – Praça Professor Alberto Deodato
8 – Rua dos Goitacazes com Rua da Bahia
9 – Rua Goiás, em frente ao número 187
10 – Rua da Bahia em frente ao número 603
11 – Rua Vinte e Um de Abril com Rua Saturnino de Brito, embaixo do viaduto
12 – Av. Santos Dumont próximo ao número 250
13 – Av. Santos Dumont, 167
14 – Rua dos Guaicurus, 437
15 – Rua dos Guaicurus, próximo ao número 526
16 – Rua Curitiba, 179
17 – Rua Curitiba, próximo ao número 32
18 – Rua dos Caetés, 603
19 - Rua dos Caetés, 525
20 - Rua dos Caetés, 343
21 – Rua Rio de Janeiro com Rua dos Caetés
22 – Rua Espírito Santo, próximo ao número 250

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Belo Horizonte - MG
Sobre o município Notícias de Belo Horizonte - MG
Sete Lagoas, MG Atualizado às 15h01 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo nublado

Mín. 14° Máx. 27°

Sáb 30°C 13°C
Dom 33°C 15°C
Seg 33°C 18°C
Ter 32°C 20°C
Qua 32°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio