
A Prefeitura de Belo Horizonte iniciou nesta sexta-feira (24) o projeto-piloto de conteinerização dos resíduos domiciliares e comerciais do Hipercentro. A ação consiste na instalação de 50 coletores especiais com tampas, inicialmente em 22 pontos, para o armazenamento do lixo. O projeto, em fase de testes, pretende evitar que os sacos com resíduos fiquem expostos nas calçadas durante o dia. A ação está sendo desenvolvida pela Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) e conta com o apoio da Subsecretaria de Fiscalização, da Guarda Civil Municipal e das coordenadorias regionais do município.
Durante o lançamento oficial do projeto, com a presença do prefeito Álvaro Damião, uma equipe de limpeza urbana fez uma demonstração do funcionamento do contêiner e o recolhimento dos resíduos por um caminhão compactador. “A gente que é de Belo Horizonte sabe dos problemas da cidade. E um deles é o lixo que fica espalhado pelas ruas. Mas de que forma que a gente poderia fazer para minimizar o impacto daquele monte de sacos de lixo na rua? E essa é a ideia que nós tivemos, dos contêineres. E fazemos com a certeza de que as pessoas possam ver que a gente está cuidando da cidade. E eu acho que quando a população percebe claramente que você está cuidando da cidade, ela vai me ajudar a cuidar também”, disse o prefeito.
A proposta é que, quem não conseguir expor seus resíduos em horário próximo ao da passagem do caminhão, que já ocorre diariamente nessas áreas a partir das 20h, poderá depositá-los nesses contêineres. Equipes do Departamento de Políticas Sociais e Mobilização da SLU já estão nas ruas do Hipercentro para sensibilizar moradores e comerciantes sobre o novo projeto-piloto da PBH.
As ações dos técnicos de mobilização social e educação para limpeza urbana vão se estender pelos próximos 10 dias. Na abordagem, as equipes darão destaque para a importância dos cidadãos colaborarem, respeitando os dias e horários de coleta dos resíduos, acondicionando-os de forma segura, além de contribuírem para a conservação dos equipamentos instalados.
Passada a fase de testes, prevista para algo em torno de 5 meses, unidades deverão ser colocadas também em outras regiões da cidade. "Esse é um plano piloto, mas obviamente a gente vai avançar com esse plano pra toda a cidade de Belo Horizonte, corrigindo alguns pontos que eventualmente tenham que ser corrigidos", afirmou Álvaro Damião.
Fiscalizar e educar
Para garantir que a população se adapte às mudanças de forma tranquila e consciente, a Fiscalização de Controle Urbanístico e Ambiental assumirá uma postura ativa e educativa já no início do projeto. Desde a inauguração dos novos pontos de coleta, equipes especializadas estarão presentes nas ruas, dialogando diretamente com moradores, comerciantes e condomínios próximos aos contêineres.
O objetivo é esclarecer dúvidas sobre o uso correto dos equipamentos e os horários de coleta, além de distribuir materiais educativos que reforçam a importância da colaboração de todos para o sucesso do programa. Ao contrário de uma abordagem punitiva, a fiscalização atuará com foco na orientação e conscientização. “Nossa missão é envolver a população, explicando como essa mudança pode beneficiar toda a cidade, tornando a coleta mais organizada e eficiente”, destaca Raquel Guimarães, diretora de Planejamento da Fiscalização.
A fiscalização implementará plantões regulares de monitoramento nos pontos de coleta, garantindo o uso adequado dos contêineres a disponibilidade para esclarecimentos. A tecnologia também será aliada nesse processo: câmeras de vigilância espalhadas pela cidade permitirão acompanhar em tempo real o comportamento nos arredores dos contêineres, ajudando a identificar irregularidades e a aprimorar o planejamento.
Pontos de instalação dos novos coletores
1 – Av. Afonso Pena, 1.212
2 – Av. Afonso Pena, 1.148
3 – Av. Afonso Pena, 1.110
4 – Av. Afonso Pena, 1.000
5 – Av. Afonso, 964
6 – Av. Afonso Pena, 744
7 – Praça Professor Alberto Deodato
8 – Rua dos Goitacazes com Rua da Bahia
9 – Rua Goiás, em frente ao número 187
10 – Rua da Bahia em frente ao número 603
11 – Rua Vinte e Um de Abril com Rua Saturnino de Brito, embaixo do viaduto
12 – Av. Santos Dumont próximo ao número 250
13 – Av. Santos Dumont, 167
14 – Rua dos Guaicurus, 437
15 – Rua dos Guaicurus, próximo ao número 526
16 – Rua Curitiba, 179
17 – Rua Curitiba, próximo ao número 32
18 – Rua dos Caetés, 603
19 - Rua dos Caetés, 525
20 - Rua dos Caetés, 343
21 – Rua Rio de Janeiro com Rua dos Caetés
22 – Rua Espírito Santo, próximo ao número 250
Vida animal Nos bastidores do Zoo de BH: a rotina dos leões brancos Mafu e Pretória
Obras PBH libera última alça do Viaduto Waldomiro Lobo, na região Norte
Obras PBH inicia mais uma etapa das obras na Savassi para implantação de faixa exclusiva de ônibus Mín. 14° Máx. 27°
