
O carnaval de rua de Sete Lagoas vive uma nova fase. Depois de anos de retomada e crescimento, os blocos carnavalescos da cidade decidiram unir forças para consolidar as conquistas alcançadas e garantir que a festa continue crescendo de forma organizada, democrática e sustentável. Nasceu assim a Liga Setelagoana de Blocos Carnavalescos, entidade que representa oficialmente os grupos e promete dar mais estrutura e voz ao movimento.
A Liga terá atuação dividida em seis eixos principais: organização e representação coletiva; captação de recursos e sustentabilidade; planejamento e produção do carnaval; valorização cultural e identitária; formação e profissionalização; e engajamento comunitário e impacto social. Participam da iniciativa os blocos Axé Saudade, Cercadinho, Estrondosa Bateria do Sagah, Mocidade Alegre, Pé Inchado, Piratas do Samba, Poderosas, Sacanin, Sanatório Geral, Tá On e Virgens do Boa Vista, mas a Liga segue aberta a novas adesões.
Entre os objetivos estão fortalecer o diálogo com o poder público, buscar patrocínios e editais de fomento, promover ações culturais e formativas ao longo do ano e garantir padrões de segurança e infraestrutura durante o pré-carnaval e o carnaval. "A entidade também pretende estimular o envolvimento da comunidade e do comércio local, reforçando as apresentações como espaços de inclusão social e geração de renda", afirma o presidente da Liga, Rodrigo Barbosa (Axé Saudade). A diretoria eleita para o biênio 2025/2026 conta ainda com Filipe Soares (Mocidade Alegre) e Warley Alves (Virgens do Boa Vista).

Fortalecimento
Para Filipe Soares, a criação da Liga representa um marco de fortalecimento do carnaval sete-lagoano. "É importante por ser uma entidade de articulação e representação que fortalece o carnaval de rua, promovendo o diálogo entre os blocos e o poder público para garantir a organização, a valorização cultural e o fomento da festa popular na cidade", explica.
Já Warley Alves destaca o avanço que a união representa. "É um grande passo para nós, que começamos com muita batalha, muitas vezes sem apoio algum. Hoje temos a Prefeitura junto e os blocos cada vez mais organizados. A Liga vem para nos engrandecer ainda mais", acredita. Com essa nova articulação, os blocos esperam que o carnaval de Sete Lagoas siga firme em seu caminho de crescimento, celebrando não só a alegria, mas também a força da cultura e da coletividade.
Povos indígenas Censo 2022 revela dados sobre indígenas em Sete Lagoas
Luto Sete Lagoas se despede de jovem militar do Exército Brasileiro que morreu afogado em Belém
Obras BR-040 passa por mais reformas no trecho de Sete Lagoas
Atletismo Sete-lagoano Uilia Pires vai para EUA para competir no Mundial de Maratona Master
Solidariedade Mãe pede ajuda para tratamento da filha de 5 anos com leucemia; família mora em Sete Lagoas
Crime contra mulher Mulher é agredida com golpe de faca e soco no rosto pelo companheiro em Baldim; filho da vítima presenciou tudo Mín. 19° Máx. 33°
