
O carnaval de rua de Sete Lagoas vive uma nova fase. Depois de anos de retomada e crescimento, os blocos carnavalescos da cidade decidiram unir forças para consolidar as conquistas alcançadas e garantir que a festa continue crescendo de forma organizada, democrática e sustentável. Nasceu assim a Liga Setelagoana de Blocos Carnavalescos, entidade que representa oficialmente os grupos e promete dar mais estrutura e voz ao movimento.
A Liga terá atuação dividida em seis eixos principais: organização e representação coletiva; captação de recursos e sustentabilidade; planejamento e produção do carnaval; valorização cultural e identitária; formação e profissionalização; e engajamento comunitário e impacto social. Participam da iniciativa os blocos Axé Saudade, Cercadinho, Estrondosa Bateria do Sagah, Mocidade Alegre, Pé Inchado, Piratas do Samba, Poderosas, Sacanin, Sanatório Geral, Tá On e Virgens do Boa Vista, mas a Liga segue aberta a novas adesões.
Entre os objetivos estão fortalecer o diálogo com o poder público, buscar patrocínios e editais de fomento, promover ações culturais e formativas ao longo do ano e garantir padrões de segurança e infraestrutura durante o pré-carnaval e o carnaval. "A entidade também pretende estimular o envolvimento da comunidade e do comércio local, reforçando as apresentações como espaços de inclusão social e geração de renda", afirma o presidente da Liga, Rodrigo Barbosa (Axé Saudade). A diretoria eleita para o biênio 2025/2026 conta ainda com Filipe Soares (Mocidade Alegre) e Warley Alves (Virgens do Boa Vista).

Fortalecimento
Para Filipe Soares, a criação da Liga representa um marco de fortalecimento do carnaval sete-lagoano. "É importante por ser uma entidade de articulação e representação que fortalece o carnaval de rua, promovendo o diálogo entre os blocos e o poder público para garantir a organização, a valorização cultural e o fomento da festa popular na cidade", explica.
Já Warley Alves destaca o avanço que a união representa. "É um grande passo para nós, que começamos com muita batalha, muitas vezes sem apoio algum. Hoje temos a Prefeitura junto e os blocos cada vez mais organizados. A Liga vem para nos engrandecer ainda mais", acredita. Com essa nova articulação, os blocos esperam que o carnaval de Sete Lagoas siga firme em seu caminho de crescimento, celebrando não só a alegria, mas também a força da cultura e da coletividade.
Velocidade Sete Lagoas terá etapa da Copa Sertão Mineiro de Enduro de Regularidade
SUS Prefeito Douglas Melo confirma entrega do Hospital Regional de Sete Lagoas no final de maio
Solidariedade Noite do Pastel promove ação solidária na Cidade de Deus, em Sete Lagoas Mín. 19° Máx. 27°


