
A Prefeitura de Belo Horizonte inicia nesta quinta-feira (27) a mobilização “Cortejo Musical Pente Fino”, destinada a moradores de áreas de risco da capital. A primeira comunidade a receber a ação da Urbel será a Vila Pinho, na região do Barreiro. Realizado anualmente antes do início do período chuvoso, o cortejo utiliza música, arte e informação para orientar a população sobre como agir diante de situações de emergência provocadas pelas chuvas.
Durante a atividade, artistas, técnicos da Urbel e uma banda musical percorrem as ruas distribuindo a cartilha “Olha a chuva!”, que traz orientações práticas para identificar sinais de risco geológico e medidas de segurança. Como reforço às ações de conscientização, cartazes e faixas estão sendo afixados em áreas classificadas como de alto e muito alto risco. Além disso, motocicletas equipadas com sistema de som circularão pelas vilas transmitindo mensagens educativas sobre prevenção e cuidados durante o período chuvoso.
Para a supervisora de Ações Emergenciais e Estratégicas da Urbel, Alice Uzêda, a mobilização é fundamental para reduzir acidentes e ampliar o preparo da população. “Nosso objetivo é reforçar a cultura de prevenção. Durante o período chuvoso, pequenas alterações no terreno ou nas residências podem indicar risco. Por isso, é essencial que os moradores observem sinais como rachaduras, paredes estufadas ou postes inclinados e solicitem vistoria quando necessário. Simples atitudes ajudam a evitar acidentes. Estar atento e agir cedo faz diferença e pode salvar vidas”.
Agenda do Cortejo Musical
- Quinta-feira (27), às 13h30 - Vila Pinho (Barreiro)
- Sábado (29), às 14h - Vila Viveiros (Venda Nova)
- Quarta-feira (3 de dezembro), às 14h - Conjunto Taquaril (Leste)
- Terça-feira (9 de dezembro), às 14h - Vila Fátima, no Bairro Serra (Centro-Sul)
PBH PBH reforça ações para reduzir tempo de espera para exames, consultas e cirurgias eletivas
Ex-presidente Moraes comunica ao TSE: ex-presidente fica inelegível até 2060 após execução de pena
Prisão Moraes decreta cumprimento da pena de Bolsonaro; ele ficará na PF, em Brasília Mín. 17° Máx. 30°

