
Um homem que velejava pela represa de Três Marias foi encontrado na manhã desta quarta-feira (3), após se perder durante uma forte chuva acompanhada de ventos intensos na região. Ele passou a noite enfrentando o mau tempo e só conseguiu retornar à própria propriedade, que também fica às margens do lago, ao amanhecer.
O Corpo de Bombeiros foi acionado pela esposa do velejador depois que ela perdeu contato com ele por volta das 10h de terça-feira (2). As buscas aconteceram durante toda a noite em endereços informados pela familiar. Segundo moradores, o homem havia sido visto navegando em um barco do tipo Laser horas antes, e os militares encontraram o veículo dele estacionado nas proximidades.
O velejador foi localizado por volta das 6h, na região da Morada dos Peixes. Aos bombeiros, ele relatou que foi surpreendido por uma mudança repentina no clima e que, por volta das 19h, a embarcação virou. Mesmo com chuva e ventos fortes, conseguiu nadar até a margem da represa, na área conhecida como Borrachudo, levando o barco consigo.
Durante a noite, o homem permaneceu dentro da embarcação e utilizou as velas como abrigo improvisado para se proteger do frio e evitar hipotermia. Com o tempo mais firme na manhã desta quarta-feira, ele conseguiu estabilizar o barco e retornar ao rancho.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o homem estava em boas condições de saúde e dispensou atendimento médico.
Em nota, a corporação destacou a resistência do velejador e alertou para os riscos da navegação em grandes represas, especialmente durante o período chuvoso.

“O CBMMG enaltece a resiliência do velejador e reforça que o incidente serve como alerta para a imprevisibilidade das condições meteorológicas em grandes represas, principalmente no período chuvoso. Também é fundamental o uso de colete salva-vidas, além de conhecimento básico de sobrevivência e equipamentos de comunicação adequados em locais sem sinal telefônico ou internet”, informou.
Mín. 19° Máx. 29°


