
Nesta quarta-feira (3), o auditório da Escola Municipal Geraldo Teixeira da Costa, em Venda Nova, vai virar sala de cinema. A instituição recebe a partir das 13h30 a 9ª edição do Festival Educação Integral de Minicurtas de Belo Horizonte (Feimc-BH), com a exibição de 21 obras produzidas por estudantes da rede municipal.
Em 2025, 500 estudantes de 16 escolas participaram do projeto, produzindo filmes de documentário ou ficção nos formatos de animação ou live action, com a ajuda e orientação dos professores responsáveis. Neste ano, o tema das produções foi “Ecos da terra: culturas e tradições".
Após a mostra dos filmes serão anunciadas as notas que cada obra conseguiu por meio da votação do júri técnico e da votação popular. Todos os participantes ganham medalhas e certificados, motivando ainda mais a admiração pela produção audiovisual.
Feimc-BH
O Feimc-BH é um projeto da Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio da Diretoria de Educação Integral (DEI), para o protagonismo dos estudantes da rede municipal com a criação e produção de vídeos. A mostra acontece desde 2011 (com exceção dos anos de pandemia).
“A continuidade dessas atividades só é possível graças ao engajamento e à criatividade dos alunos”, afirma Vanessa Vieira, da Gerência de Educação Integral da Smed.
Luiz Henrique Evaristo Felizardo, monitor da Escola Integrada na Escola Municipal Paulo Mendes Campos, na região Centro-Sul, afirma que o projeto também teve o efeito de aproximar os estudantes. “Foram momentos em que alunos puderam interagir, mesmo com a diferença de idade”.
Fim de ano Feira da Afonso Pena terá horário estendido para as compras de fim de ano
1,89 MILHÃO Justiça condena ex-vereador de BH por nomear amante como funcionária fantasma e desviar recursos públicos
Crime Marcos Valério, operador do Mensalão, é alvo da PF em operação contra sonegação em atacadistas em MG Mín. 19° Máx. 29°


