
Belo Horizonte agora faz parte de um projeto nacional de implementação, acompanhamento e monitoramento da Lei da Escuta Protegida. A capital é a única cidade mineira a integrar a iniciativa coordenada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, em parceria com a Universidade de Brasília. Outros nove municípios brasileiros foram selecionados para o projeto.
Na prática, BH vai receber apoio técnico e teórico para a implementação da legislação que estabelece diretrizes para o atendimento a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, com foco em evitar a revitimização. Haverá uma atuação integrada de diversas áreas do poder público, o que torna o acompanhamento técnico um passo importante para aprimorar os fluxos e qualificar o atendimento.
Diretora de Políticas para Crianças e Adolescentes, Elisângela Mendes avalia que a participação de Belo Horizonte trará avanços nas estratégias de proteção a crianças e adolescentes. “É uma oportunidade de fortalecer nossa rede, revisar processos e reconhecer tanto os avanços quanto os desafios que ainda existem. Esse estudo nacional nos oferece subsídios importantes para aprimorar a implementação da lei e garantir um atendimento cada vez mais humanizado e seguro para crianças e adolescentes”, afirmou.
Célia Nahas, coordenadora-geral de Enfrentamento às Violências da Secretaria Nacional de Políticas para Crianças e Adolescentes, destaca que BH é considerada referência em políticas de garantia de direitos dos menores. “A cidade tem uma rede de proteção muito bem consolidada e sempre foi propositiva na construção de políticas de cuidado e garantia. Inovou ao criar o Centro de Atendimento Integrado e ao implementar ferramentas pioneiras, como o Miguilim, que inspiraram políticas nacionais”.
Além de Belo Horizonte, fazem parte da pesquisa as cidades de Benjamin Constant (Amazonas); Belém, Soure e Salvaterra (Pará); Natal (Rio Grande do Norte); Paulista (Pernambuco); Cuiabá (Mato Grosso); Lauro de Freitas (Bahia); e Porto Alegre (Rio Grande do Sul).
Curtametragem Mostra apresenta 21 curtas produzidos por alunos da rede municipal
Fim de ano Feira da Afonso Pena terá horário estendido para as compras de fim de ano
1,89 MILHÃO Justiça condena ex-vereador de BH por nomear amante como funcionária fantasma e desviar recursos públicos
Crime Marcos Valério, operador do Mensalão, é alvo da PF em operação contra sonegação em atacadistas em MG
Denúncia Após pisar em brinco, homem aguarda vaga em hospital e tem pé amputado
Reivindicação Caminhoneiros articulam paralisação, mas pauta não é Bolsonaro
Concurso público Fundação Municipal de Cultura de BH abre vagas de nível superior com salário de até R$ 6 mil
Combate ao tráfico Apreensões de maconha disparam 40% nas rodovias federais que cortam Minas
Planejamento urbano PBH e ONU promovem o 2º Encontro Participativo da Centralidade Abílio Machado Mín. 17° Máx. 21°


