
Pela terceira vez, moradores de Conceição do Mato Dentro, enfrentaram momentos de tensão após o acionamento indevido das sirenes de emergência da Anglo American.
O caso aconteceu nesta quinta-feira (12), nas comunidades de São José do Jassém e Saraiva, áreas próximas ao sistema Minas-Rio, onde existem zonas de autossalvamento (ZAS) relacionadas à barragem e aos diques da mineradora.
Segundo relatos encaminhados ao Brasil de Fato MG, houve correria e desespero. Moradores buscaram pontos de encontro às pressas, crianças foram retiradas rapidamente das escolas e algumas pessoas precisaram de atendimento médico após passarem mal durante a evacuação.
“Clima de pânico e terror na região”, descreveu um dos depoimentos, destacando que este foi o terceiro falso alerta. De acordo com moradores do Jacé, o alarme soou no meio da tarde e surpreendeu a comunidade.
“As pessoas saíram correndo, e depois disseram que era um aviso falso. Passaram lá em casa avisando que tinha sido falso”, relatou um morador que chegava à cidade no momento do ocorrido.
Mín. 16° Máx. 29°


