
O artesanato mineiro bateu recorde em número de peças comercializadas na 18ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), em Olinda (Pernambuco), de 6 a 16 de julho. A maior feira do gênero na América Latina serviu também para que artesãos do estado, individualmente ou em associações, acertassem vendas futuras com lojistas.
O número de peças do artesanato mineiro passou de 11.347 no ano passado para 12.100 em 2017. O faturamento nos três estandes de Minas Gerais chegou a aproximadamente R$ 540 mil, valor praticamente estável em relação a 2016.
Os bons resultados consolidam a iniciativa conjunta do Governo de Minas Gerais e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Brasileiras (Sebrae-MG) de apoiar os artesão, aproveitando as oportunidades e estimuando negócios no segmento.
O apoio do Governo do Estado para que o trabalho de quase 500 artesãos chegasse à Fenearte se deu por meio da Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif) e do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene).
Conforme informações do Núcleo de Artesanato da Seedif, os governos estadual, federal e o Sebrae-MG investiram mais de R$ 200 mil na aquisição de três estandes na Fenearte.
Além disso, o suporte do Governo de Minas Gerais também ocorreu no transporte das peças, na coordenação e em toda a logística para que o artesão mineiro se sentisse acolhido mesmo distante do seu estado.
Segundo o secretário da Seedif, Wadson Ribeiro, alguns artesãos desocuparam os espaços antes do término da feira, pois tiveram os seus produtos esgotados. “Estamos felizes com o resultado e isso mostra que o artesanato mineiro é belo, representativo e tem valor comercial”, diz.
O artesanato de 12 famílias da Chapada do Norte (Território Alto Jequitinhonha) esteve pela segunda vez consecutiva na Fenearte e melhorou o desempenho, segundo a representante do grupo, Adriane Coelho.
“O nosso resultado foi muito bom e vai possibilitar a compra de mais matéria-prima para produção de novos trabalhos. Estamos de olho nas próximas feiras”, explica Adriane, ao lembrar que em Chapada do Norte se utiliza madeira, couro de boi e palha.
O artesão José Roberto Cunha, de Belo Horizonte -- que se integrou ao grupo incentivado pelo Governo mineiro -- ficou impressionado com a experiência. “Saí tão satisfeito com o resultado que na próxima vez posso levar mais peças e sonhar com um estande individual na feira”, afirma.
Público superior
A 18ª Fenearte bateu recorde de participação, com aumento de 20%. Nas edições anteriores, o público chegou a 300 mil pessoas. Entretanto, neste ano houve um incremento de mais 60 mil pessoas. O faturamento total ainda é contabilizado pelos organizadores para ser divulgado.
Calendário para o artesanato
Agosto - A 31ª CRAFT Design é uma feira para lojistas de decoração e presentes, arquitetos e decoradores. Ela ocorre no Centro de Convenções Frei Caneca, de 3 a 6 de agosto, em São Paulo. A organização e seleção dos artesãos mineiros são do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Brasileiras (Sebrae-MG). O Governo do Estado apoia os artesãos e grupos selecionados.
Setembro - De 6 a 10 de setembro Tiradentes, um dos destinos turísticos mais procurados de Minas Gerais, sedia a tradicional Feira Mineira de Artesanato, aberta a todos os públicos. São 300 metros quadrados destinados aos artesãos apoiados pelo Governo mineiro, Governo federal, por meio do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB) e Sebrae-MG.
Dezembro - Para a semana de 4 a 10 de dezembro está confirmada a 28ª edição da Feira Nacional de Artesanato no Expominas, considerada uma das mais importantes do Brasil, que atrai artesãos de todo o país. A organização do evento é do Instituto Centro de Capacitação de Apoio ao Empreendedor (Centro Cape), com a parceria do Governo de Minas Gerais, Governo Federal e Sebrae-MG.
Agência Minas

Incentivo à Cultura Comissão redefine cronograma dos editais de cultura em Sete Lagoas
Teatro e música Carroça Teatral amplia fronteiras com o lançamento do álbum “Vozes de um Povo”
Teatro Sete Lagoas recebe oficina gratuita de contação de histórias no Quintal Boi da Manta
Patrimônio histórico Prefeitura realiza restauro do Museu Histórico Municipal aguardado há várias décadas
Literatura Fabrício Carpinejar ensina a se desapegar do que faz mal no livro 'Deixe Ir', que será lançado em BH
Música Concerto de 15 anos da Orquestra Jovem de Sete Lagoas tem nova data e endereço Mín. 20° Máx. 30°
