
Aplicativo implementado pela Prefeitura de Belo Horizonte permite que mulheres vítimas de violência doméstica e familiar acionem a Cabine Lilás do Centro Integrado de Operações (COP) em situações de emergência, com o envio imediato de uma viatura da Guarda Civil Municipal. Em fase de testes pela Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção, o APP EbodyGuard foi instalado nos celulares de 80 pessoas assistidas pelo Proteja Mulher, do Grupamento Especializado de Proteção à Mulher da Guarda.
A assistência remota pela Cabine Lilás funciona 24 horas na Sala de Controle Integrado do COP, onde atuam agentes capacitadas para prestar atendimento acolhedor a mulheres e meninas em situação de violência. Além das chamadas do aplicativo EbodyGuard, a cabine concentra os acionamentos pelo telefone 153 e o Botão de Importunação Sexual (integrado ao APP PBH).
Quando a Cabine Lilás é acionada, a Guarda Municipal tem acesso às informações do cartão de segurança previamente preenchido pela assistida no Proteja Mulher no momento da instalação do aplicativo EbodyGuard. São dados como possível existência de medida protetiva de urgência, doenças preexistentes que carecem atenção no momento do atendimento do chamado, características da pessoa acusada de agressão, de veículos e até a existência de animais domésticos na residência da atendida.
A Cabine Lilás concentra ainda informações sobre a geolocalização das mulheres assistidas e recebe áudio ambiente em tempo real quando o APP é utilizado. Mesmo que a vítima não consiga concluir a chamada de emergência, a agente da Guarda terá subsídios para designar o atendimento por uma viatura. Além do dispositivo de acionamento de emergência, o aplicativo permite que as assistidas armazenem evidências que podem ser usadas como provas em processos judiciais.
Encontro internacional
O funcionamento da ferramenta tecnológica em BH foi apresentado em Denver, nos Estados Unidos, pela guarda civil municipal Josyane Kelle Cardoso da Silva, durante o Encontro Internacional de Chefes de Polícia. A conferência foi promovida pela Associação Internacional de Chefes de Polícia, fundada em 1893 e que engloba 35 mil integrantes de mais de 170 países.
Antes de entrar em funcionamento na capital mineira, foi feito o treinamento das agentes do Grupamento Especializado de Proteção à Mulher envolvidos na operacionalização da plataforma.
Ensino público Cadastro Escolar começa nesta terça-feira (28): veja o passo a passo e documentos necessários
Mortes Covid-19 deixou 149 mil crianças e adolescentes órfãos no Brasil
Filiação Douglas Melo participa da filiação do vice-governador Mateus Simões ao PSD Mín. 20° Máx. 30°
