
Em todo o Brasil, a demanda por vagas em creches e pré-escolas é alta e nem sempre o poder público consegue atender a todos os pedidos de matrícula de pais e responsáveis. Em Sete Lagoas, a situação não é diferente e por isso a vereadora Marli de Luquinha (PSC) elaborou o Anteprojeto de Lei 50/2017, que visa criar o Programa de Ampliação do Atendimento em Creches no Município de Sete Lagoas.
O objetivo da matéria é aumentar o número de vagas gratuitas oferecidas pela rede municipal de educação através da celebração de convênios com instituições privadas. “Existe um déficit de vagas na rede municipal e um crescimento no número de creches particulares, mas devido ao preço das mensalidades cobradas, a maioria das famílias não tem como arcar com esta despesa. O Anteprojeto de Lei trabalha neste sentido, de dar ao Poder Executivo condições para firmar convênio com estas entidades e isentar estas famílias de mensalidade”, comenta a vereadora.
Além da ampliação de vagas, o horário de funcionamento das unidades infantis poderá ser estendido até às 18 horas. A medida vai contribuir para a formação das crianças de zero a cinco anos e garantir tranquilidade dos pais que trabalham em horário comercial. Ficará a cargo da Secretaria Municipal de Educação analisar as demandas dos bairros e determinar as creches que funcionarão em horário especial.
O modelo de creches conveniadas já é realidade em cidades como Belo Horizonte e São Paulo e diminuiu consideravelmente a demanda por vagas. Para a vereadora Marli de Luquinha, a medida vai beneficiar muitas famílias sete-lagoanas. “A procura por vagas vem crescendo a cada ano, juntamente com nossa cidade. Existem bairros distantes que carecem de infraestrutura, as famílias precisam trabalhar para garantir o sustento e às vezes não têm onde deixar seus filhos. Com este Anteprojeto de Lei, a expectativa é que pais e responsáveis tenham finalmente uma oportunidade maior ao acesso a esse meio gratuito”, explica.
Após aprovação na Câmara Municipal, o projeto segue para análise do prefeito.
por Matheus Cunha, Ascom Vereadora Marli de Luquinha

Decoração de Natal Prefeito Douglas Melo denuncia furtos de cabos de energia das luzes de Natal em Sete Lagoas
Eleições 2026 Cleitinho lidera a corrida pelo Governo de Minas Gerais, aponta pesquisa
Saúde e Justiça Moraes autoriza ida de Bolsonaro ao hospital para cirurgia no Natal
Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários Mín. 20° Máx. 32°

