
A Câmara Municipal de Inhaúma aprovou em sua reunião ordinária de 21 de setembro de 2017 dois requerimentos ao Executivo: um sugere a criação do Plano Municipal de Regularização Fundiária e outro solicita o cumprimento de legislação federal versando sobre prestações de contas. O primeiro, apresentado pelo vereador Rodrigo Lourenço de Lima, foi aprovado por unanimidade. O segundo, apresentado pelas vereadoras Patrícia Ribeiro de Araújo e Rejane Aparecida da Silva Rocha, foi aprovado por sete votos a favor (Carlos, Rejane, Elber, Patrícia, Davi, Gilberto e Rodrigo Lima) e uma abstenção (Rodrigo Gomes).
Com o Requerimento n.º 48/2017, o vereador Rodrigo Lourenço apresentou um anteprojeto para que o Executivo tenha o texto-base de um Projeto de Lei criando, em Inhaúma, o Programa Municipal de Regularização Fundiária. Ao justificar sua proposta, o autor destaca seu objetivo social e observa: “Ao subscrever este requerimento venho, primeiramente, propor que se legalize uma prática capaz de atender a interesses e anseios de cidadãos que precisam regularizar a posse de áreas que ocupam no território municipal”.
'Esta é uma necessidade premente para cada um deles, na medida em que só assim poderão dispor, plena e legalmente, de todas as prerrogativas inerentes à condição de proprietários legítimos de suas respectivas áreas”, disse ainda o autor do Requerimento, referindo-se à situação dos atuais ocupantes. E acrescentou: “Em paralelo, também se trata de interesse direto do Município, na medida em que a regularização fundiária garantirá o controle efetivo do parcelamento do solo e da cobrança de impostos e taxas porventura referentes a toda área regularizada”.
Quanto ao Requerimento n.° 49/2017, as autoras citam, no arrazoado de sua apresentação, as Leis Federais Complementares n.º 141/2012 e n.º 101/2000 e a Lei Federal n.º 12.527/2011. E justificam assim sua proposta: “Cientes de que há o interesse do Chefe do Executivo em cumprir as normas legais, o presente requerimento visa chamar a atenção para um descumprimento sistêmico das normas acima citadas, uma vez que, até a presente data, não vêm sendo realizadas as audiências públicas para prestação de contas junto ao Legislativo Municipal”.
“Nota-se também que até o site do município encontra-se em manutenção e já se passaram mais de oito (08) meses da atual legislatura. Fato grave também é a inexistência do Portal da Transparência”, concluem na justificativa. E incluem: “Pelo exposto e cientes da necessidade e vontade do Executivo em cumprir o Princípio da Legalidade, requeremos, que na resposta a este requerimento já seja determinada a data para realização das citadas audiências públicas e data de disponibilização à sociedade do site do Município de Inhaúma/MG”.
Pronunciamentos
No expediente de pronunciamentos, o vereador Carlos reclamou da falta de encascalhamento em trecho da estrada para a região da Passagem Boa/Vargem Grande. A vereadora Rejane agradeceu pela presença do público que acompanhava os trabalhos da noite e informou que a Comissão de Serviços Públicos Municipais, uma das Comissões Permanentes da Câmara, ficou de agendar audiência com o Prefeito Municipal para tratar da questão referente a um abaixo-assinado recebido pela Câmara pedindo interveniência dos vereadores sobre efetivação de concursados.
O vereador Elber voltou a se manifestar com “muita preocupação em relação à questão da água”, assunto a que já fez referência em reuniões anteriores. A vereadora Patrícia solicitou ao Líder do Prefeito na Casa que “reitere ao Executivo pedidos de manutenção na estrada para a localidade de Quartéis”, lembrando ser uma estrada que tem trânsito de transporte escolar. Fez alusão à visita de vereadores à empresa Multitécnica, no dia 18/09/2017, e informou que também já se negocia agendamento de uma visita à empresa Plantar.
O vereador Gilberto fez comentários sobre a visita à Multitécnica destacando que também serviu para “abertura de cabeças”. Reforçou a proposta de audiência da Comissão de Serviços Municipais (da qual é o presidente) com o Prefeito e esclareceu que uma solução para o problema da água na região de Grota/Passagem Boa “está encaminhada junto ao Executivo. Conversei com o Prefeito e tenho a promessa de que o assunto está sendo resolvido”. Ele voltou a cobrar do Líder do Prefeito solução para o caso do reajuste salarial para os servidores municipais.
Como líder do Prefeito na Casa, o vereador Rodrigo Lima agradeceu pela presença do público, também fez alusão à visita à Multitécnica e cumprimentou o Secretário Municipal de Governo – Antônio Carlos, presente no plenário – pelo plantio de árvores na área do CEMEI e pelo “trabalho sobre segurança no trânsito”. Lembrou a todo de convite para evento sobre Políticas Públicas para a Juventude, marcado para o dia seguinte, e fez referência à questão do reajuste salarial para os servidores, comentando que “isto entristece a gente”.
Já o vereador Rodrigo Gomes, depois de cumprimentar os visitantes e agradecer por sua presença, fez agradecimento à vereadora Patrícia pelo convite para a visita à Multitécnica. Perguntou ao Líder do Prefeito se há alguma iniciativa para se resolver o problema do esvaziamento da lagoa da Manga, “se há algum vazamento, se é falta de cuidado”, oportunidade em que o secretário Antônio Carlos fez intervenção para informar que já existem estudos sendo desenvolvidos para se buscar a melhor maneira de resolver o problema.
Continuando, o vereador Rodrigo Gomes sugeriu aos membros da Comissão de Serviços Municipais que, sendo marcada audiência junto ao Executivo, também levem alguns dos concursados para “conversar com o Prefeito, ver se esclarece”, sobre efetivação de aprovados. O vereador Rodrigo Lima anunciou que foi perfurado poço artesiano que mostrou, “hoje à tarde, no loteamento ‘Estância dos Cristais’, vazão de 30 a 40 mil litros de água em menos 40 metros de profundidade”, com o vereador Elber comentando que “também é importante investir nos poços ‘velhos’ da cidade”.
Decoração de Natal Prefeito Douglas Melo denuncia furtos de cabos de energia das luzes de Natal em Sete Lagoas
Eleições 2026 Cleitinho lidera a corrida pelo Governo de Minas Gerais, aponta pesquisa
Saúde e Justiça Moraes autoriza ida de Bolsonaro ao hospital para cirurgia no Natal
Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários Mín. 17° Máx. 31°

