
O deputado federal Patrus Ananias (PT/MG) estará em Sete Lagoas nesta quinta-feira (5), às 19h, na sede do SindUte, quando terá encontro com lideranças do partido, de movimentos sociais e fará palestra “Por uma sociedade mais justa e igualitária para todos”. O ex-ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome e ex-prefeito de Belo Horizonte vem à cidade a convite da Frente Cidadania, composta pelo PT, PDT, PC do B, MTC (Movimento dos Trabalhadores Cristãos), SindUte, Sinpaf, Sindasep e Saaemg.
A agenda de Patrus Ananias deverá seguir em Sete Lagoas o tema que ele abordou, também, no Rio de Janeiro, sobre a Frente de Soberania Nacional, um ato de “resistência ao privatismo e ao entreguismo a que se dedicam o governo Temer e seus aliados e patrocinadores”, como o próprio Patrus define.
Perfil – Patrus Ananias nasceu em Bocaiúva, região Norte de Minas Gerais, onde viveu a infância e a adolescência. Aos 20 anos de idade, veio para Belo Horizonte. É professor de Introdução ao Estudo de Direito na Faculdade Mineira de Direito da PUC-Minas e pesquisador da Escola Legislativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais e é especialista em Poder Legislativo pela PUC-Minas, onde também é mestre em Direito Processual.. Hoje, é doutorando em Filosofia pela Universidad Complutense de Madrid. Tanto como professor da PUC quanto como pesquisador da Escola Legislativa da Assembleia, Patrus Ananias está licenciado para exercer seu mandato de deputado federal por Minas Gerais.
“Em 1989 fui vereador em Belo Horizonte. Nessa época, fui relator da Lei Orgânica do Município e presidente da Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal onde tivemos a oportunidade de aprofundar nos debates sobre Legislação e Autonomia Municipal”, descreve o deputado. “Fui eleito prefeito da capital mineira em 1992 para o período de 1993-1996. Nessa época, implantamos o Orçamento Participativo e as pioneiras políticas de combate à fome e à desnutrição, como a implantação do Restaurante Popular. O Festival Internacional de Teatro, entre outras atividades culturais, teve início no nosso mandato, que também se destacou nas políticas públicas e obras nas áreas de educação, saúde e infraestrutura urbana”, completa.
Patrus Ananias foi eleito deputado federal em 2002 com 520.046 votos. “Permaneci na Câmara até 2004, quando fui convocado pelo então presidente Lula para implantar o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), onde permaneci até 2010. Nesse período, ajudamos a consolidar o Programa Bolsa Família e uma rede de políticas públicas sociais para combater a fome, a desnutrição, a miséria e a pobreza no país”, ressalta.
A palestra de Patrus Ananias terá início às 19h na sede do SindUte, na rua Piauí, 398, Boa Vista, em Sete Lagoas.

Decoração de Natal Prefeito Douglas Melo denuncia furtos de cabos de energia das luzes de Natal em Sete Lagoas
Eleições 2026 Cleitinho lidera a corrida pelo Governo de Minas Gerais, aponta pesquisa
Saúde e Justiça Moraes autoriza ida de Bolsonaro ao hospital para cirurgia no Natal
Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários Mín. 17° Máx. 31°

