
A partir desta segunda-feira (29), o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) inicia a expansão do Projeto de Implantação de Solução Informatizada para Gravação de Audiências nas comarcas de competência criminal de Belo Horizonte.
Desde 2015, o projeto existe no Estado e já está em funcionamento em 25 unidades judiciais, nas Comarcas de Belo Horizonte, Contagem, Conselheiro Lafaiete, Ribeirão das Neves e Vespasiano.
O objetivo é agilizar as sessões judiciais, já que as declarações, em vez de serem ditadas pelo magistrado ao escrevente, serão gravadas em audiovisual digital, acelerando a tomada de depoimentos e possibilitando maior número de audiências por dia.
“São R$ 3 milhões em investimento nos equipamentos e também na licença de software, para uso em todo Estado. Hoje começa a expansão em Belo Horizonte, que deve terminar no dia 31 de janeiro. Até 16 de fevereiro, queremos ter o sistema em todas as unidades da região metropolitana e até maio, em todas do Estado. A princípio, o sistema será implantado nas varas de competência criminal, que são mais de 900 unidades em Minas”, detalhou o Juiz auxiliar da presidência do TJMG, Thiago Colnago Cabral.
Segundo Cabral, o TJMG já estuda empregar o sistema, também, nas comarcas de outras competências, visto que já é possível perceber a eficiência da digitalização. “Conseguimos aumentar o número de audiências realizadas, sem aumentar os gastos e diminuímos o tempo de espera das partes. Começamos pela área criminal, porque é a que possui mais demanda por audiências”, justificou.
O material vai ser armazenado em uma nuvem e ficará disponível para as partes envolvidas no processo em meio eletrônico, facilitando o acesso. “Minas Gerais, um estado com volume tão extenso de ações judiciais, é pioneiro nesta modernização. Estados menores já conseguem fazer, mas com grande montante, equiparado a Minas, somo o primeiro ter a iniciativa”, destacou Cabral.
Por Fernanda Viegas - OTempo

Religião Diocese de Sete Lagoas celebra Dia Mundial da Vida Consagrada com missa no Carmelo
Conscientização Uso irregular de terrenos como depósito de lixo pode gerar multas em Prudente de Morais
Combate à fome Sete Lagoas integra lista de municípios prioritários em plano nacional contra a fome
Carnaval 2026 Pré-Carnaval e Carnaval em Minas ganham ação que troca recicláveis por pontos e Pix
Pagamento Prefeitura de Sete Lagoas divulga calendário de pagamento do adicional insalubridade para ACS e ACE
Vaquinha Nova vaquinha em Sete Lagoas busca arrecadar recursos para tratamento de comerciante Mín. 18° Máx. 26°

