
Belo Horizonte será a primeira cidade do país a receber na próxima quarta-feira (7) o lançamento da pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Palácio do Planalto. O lançamento será às 18h e a princípio será realizada no Colégio Pio XII (Av. Contorno com Av. Amazonas), mas pode haver alterações de local.
Ao portal Bhaz o presidente do PT em BH, o vereador Arnaldo Godoy, disse que a decisão foi da Executiva Nacional. “Nós temos um governador. É um estado forte, importante para o país tanto do ponto de vista econômico, cultural, mas também do ponto de visto político. É uma deferência a Minas Gerais e principalmente aos movimentos sociais que participaram dessas conversas da resistência ao golpe que se iniciou com o cassação da Dilma e que conta com parte do judiciário combinado com a grande mídia. É uma resposta de BH, de Minas Gerais a tudo que está ai”, explicou ele, dizendo que serão feitos lançamento da pré-candidatura em várias cidades do país após a capital mineira. A presença do petista foi confirmada pelo Instituto Lula.
Segundo ele, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proíbe que seja utilizados espaços abertos ou do poder público para eventos como este. A lista de presentes ainda não foi divulgada. Mas deve contar com o nomes de destaque da legenda como a presidente nacional da sigla, Gleisi Hoffmann, do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e da ex-presidente da Dilma Rousseff. A presidente do PT em Minas, Cida de Jesus, informa que os detalhes do ato ainda não foram definidos. Ela ressalta que a última pesquisa eleitoral, divulgada nessa quarta-feira (31) trouxe mais força à candidatura de Lula. “É uma resposta que precisamos dar de que existe um golpe contra a soberania nacional e à liberdade de voto. O pré-lançamento é isso, é dizer que queremos a democracia de volta no Brasil e que não existe eleição democrática no país se Lula não for candidato”.
O lançamento da pré-candidatura acontece após a divulgação da pesquisa Datafolha, que mostra a liderança do petista em todos os cenários. “Essa pesquisa é a resposta que o povo brasileiro deu. O povo entendeu que é uma armação contra um candidato popular, um candidato que mudou várias coisas no Brasil. Nossa soberania, na indústria nacional, na empregabilidade, na justiça social, a implantação de programas sociais. A liderança deixa atônita a direita, parte do judiciário e a mídia que não sabe o que faz”, afirmou.
A candidatura do ex-presidente Lula ao Planalto foi confirmada pelo PT no dia 25 de janeiro, um dia após ele ter sido condenado a 12 anos e um mês de prisão pelo TRF4.
Por bhaz

Decoração de Natal Prefeito Douglas Melo denuncia furtos de cabos de energia das luzes de Natal em Sete Lagoas
Eleições 2026 Cleitinho lidera a corrida pelo Governo de Minas Gerais, aponta pesquisa
Saúde e Justiça Moraes autoriza ida de Bolsonaro ao hospital para cirurgia no Natal
Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários Mín. 17° Máx. 31°

