
Foi lido na reunião ordinária da Câmara de Divinópolis desta quinta-feira (22), o requerimento do vereador Eduardo Print Júnior (SD) que foi protocolado junto a Mesa Diretora solicitando a criação de um projeto que acabe com os salários dos vereadores da cidade.
O protocolo foi feito nesta quarta-feira (21) e, segundo o parlamentar, a justificativa é de que o cargo de vereador seja ocupado por "pessoas que desejam contribuir com a melhoria e mudança do município". "Estou como vereador há cinco anos e lendo um livro de Antônio Olímpio de Moraes, ex-prefeito de Divinópolis. Na década de 1970 não tinha salário para vereador", disse Eduardo.
Os vereadores deixariam de receber salários, mas continuariam tendo os gabinetes para receber as demandas da população. "Os assessores seriam uma ponte. Estamos aqui todos os dias recebendo demandas que não são de nossa competência, como pessoas que nos procuram relatando dificuldades financeiras, isso é papel da assistência social fazer e não os vereadores".
No requerimento do vereador, ainda é sugerido que as reuniões ordinárias sejam realizadas uma vez por semana. "Vamos realizar a quarta reunião do ano e só temos um projeto para ser votado. Nas outras votamos nome de rua, de praça. Fazemos audiências públicas com plenário vazio, todo dia tem uma moção para entregar. Isso não pode ser corriqueiro", declarou Eduardo.
Nas eleições municipais de 2016, o parlamentar destaca que foram mais de 300 candidatos a vereador. Com a aprovação do projeto, segundo Eduardo, os vereadores poderão exercer suas profissões normalmente durante a semana sem a necessidade de salário.
"Em 2020, se esse projeto for aprovado, duvido que dê este tanto de candidato. Com a redução do número de reuniões, os vereadores podem cuidar de suas vidas profissionais e não precisariam dos salários do cargo. Hoje temos vereadores que são profissionais competentes como médico, advogado, comerciantes, policial”.
Com o protocolo do requerimento, a elaboração do projeto fica a cargo da Mesa Diretora.


ELEIÇÕES 2026 Cleitinho volta atrás e pede aval do Republicanos para disputar o Governo de Minas
BELO HORIZONTE Republicanos confirma que Cleitinho não disputará o Governo de Minas em 2026
BELO HORIZONTE Lula deve abrir campanha em Minas com ato ao lado de Patrus e Marília em Belo Horizonte
BELO HORIZONTE Mais de 49 mil urnas eletrônicas começam a ser distribuídas para cidades de Minas Gerais
BELO HORIZONTE Impasse sobre candidatura de Cleitinho ao Governo de Minas continua após reunião com direção do Republicanos
BELO HORIZONTE PT confirma Patrus Ananias como candidato ao Governo de Minas e Marília Campos ao Senado
CORDISBURGO Câmara de Cordisburgo aprova LDO 2027 e 56 medalhas a estudantes em reunião extraordinária
BELO HORIZONTE Quaest divulga primeira pesquisa presidencial em 10 estados para as eleições de 2026
SETE LAGOAS Lula sanciona lei que cria o “Pix Pensão” para pagamento automático de pensão alimentícia Mín. 14° Máx. 26°

