Por determinação do prefeito Leone Maciel e do vice-prefeito Duílio de Castro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade trabalha, desde fevereiro de 2017, para a reabertura do Parque da Cascata.
Foi realizado um levantamento da real situação de abandono do parque e também diversos encontros com órgãos estaduais e municipais, a pauta foi a busca de soluções para entraves legais.
Vale ressaltar que várias instalações foram depredadas ao longo dos últimos anos e o local sofreu furtos que comprometeram as redes elétrica, sanitária e demais estruturas físicas.
O primeiro passo foi fazer a licitação para contratação de uma nova brigada de incêndio que atendesse a Serra de Santa Helena, as APAS - Áreas de Preservação Ambiental existentes no Município e o Parque da Cascata. Hoje o grupo trabalha 24 horas por dia utilizando equipe especializada e modernos equipamentos.
Em parceria com o IEF, foram instalados 7 quilômetros de cerca no entorno do Parque da Cascata que terá sua reserva ambiental preservada em sua integralidade e com acesso totalmente restrito, sendo liberada a entrada somente pela portaria principal quando estiver aberto à visitação pública.
A Prefeitura mantém equipes trabalhando na manutenção do espaço e reconstrução das áreas depredadas. No último dia 27 de fevereiro o COMTUR - Conselho Municipal de Turismo liberou parte dos recursos para obras necessárias no restaurante do Parque da Cascata.
Outra linha de trabalho que tem como parceiros o IEF, IBAMA e Polícia Militar de Meio Ambiente, consiste no manejo técnico populacional em cativeiro das capivaras retiradas da Lagoa da Boa Vista e levadas ao Parque. O objetivo é realizar procedimento de laqueadura nas fêmeas e esterilização nos machos, fazendo o monitoramento e controle dos roedores evitando o aparecimento do carrapato estrela (vetor da febre maculosa) ou o manejo definitivo dos roedores para resolver e dar segurança à população.
Estamos deliberando no CODEMA - Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente as questões que envolvem o Parque e deliberaremos também no CGAPA - Conselho Gestor das Áreas de Preservação de Sete Lagoas para demonstrar e garantir todas as medidas de preservação ambientais.
As soluções não são simples e exigem muitas linhas de atuação. É preciso garantir a preservação do patrimônio ambiental e, por isso, cada detalhe deve ganhar a atenção a da administração municipal. Após quatro anos fechado, a perspectiva é que o Parque da Cascata seja reaberto neste ano.
Ascom da Prefeitura de Sete Lagoas / Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Fotos extraídas do Google
Mín. 12° Máx. 21°