O prefeito Álvaro Damião inaugurou nesta quinta-feira (11) a nova sede da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (BPIJ-BH), referência nacional na promoção da leitura e literatura para crianças e jovens. A reforma do prédio histórico recebeu investimento de R$ 200 mil na primeira etapa, com recursos próprios da Prefeitura. A BPIJ-BH fica na Rua Espírito Santo, nº 593, Centro da cidade.
Damião destacou o papel deste equipamento cultural essencial para a formação de leitores. “Incentivar as crianças a ler é fundamental, e a Prefeitura tem esse papel. É um equipamento moderno, lindo, pensado em todas as crianças. A internet não vai ter nunca o que o livro oferece. A experiência de folhear, só o livro vai oferecer. E o cheiro do livro? É isso que encanta”, destacou. O prefeito ressaltou o empenho da PBH para entregar um espaço moderno e funcional, fruto de uma gestão participativa e comprometida com a melhoria da qualidade de vida da população.
A nova sede da BPIJ-BH oferece o dobro da área que o espaço anterior e ainda incorpora melhorias significativas em acolhimento e conforto para o público. Além disso, o edifício está em processo de tombamento, com vistas à preservação do patrimônio e reconhecimento do seu valor histórico, artístico e cultural para a cidade.
Entre os novos ambientes, destaca-se a Bebeteca, dedicada à leitura para bebês. Há também um espaço especial projetado exclusivamente para o público infantil, garantindo que as políticas públicas para a primeira infância sejam fortalecidas. A biblioteca expande suas possibilidades com uma Sala Multiuso com capacidade para 40 pessoas.
O espaço versátil é ideal para oficinas de leitura e escrita, palestras, narração de histórias, encontro com autores e outras atividades formativas. As áreas dedicadas ao acervo também estão mais organizadas e otimizadas, com destaque para a Gibiteca, a Coleção Especial e a Sala de Processamento Técnico. Pensando no bem-estar de toda a população, a nova sede da BPIJ-BH contará com um espaço de alimentação e banheiros infantis, com fraldário, oferecendo ainda mais segurança e comodidade para as famílias visitantes.
Para receber a BPIJ-BH, o espaço passou por uma série de melhorias e adaptações, incluindo pintura, instalação de drywall e plotagens com ilustrações das artistas Carol Fernandes, Carol Rossetti e Anna Cunha. A nova identidade visual da PBH também foi incorporada ao projeto.
A segunda fase da reforma prevê melhorias acústicas e climatização para preservar o acervo da Coleção Especial. Com cerca de 27 mil itens disponíveis, a expectativa é ampliar o número de atendimentos e fortalecer a programação cultural da biblioteca, que inclui oficinas, rodas de leitura, encontros com autores e atividades formativas.
A biblioteca é gerida pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Fundação Municipal de Cultura.
34 anos de história
Criada em fevereiro de 1991, a BPIJ-BH é um espaço de encontro e fomento à leitura, à escrita e à literatura em suas diversas formas de expressão, com foco especial nas infâncias e juventudes. Ao longo de mais de três décadas, consolidou-se como referência nacional no atendimento ao público infantil e juvenil, além de ser fonte de pesquisa para estudiosos das áreas da literatura, educação e artes.
A biblioteca oferece empréstimo de livros e gibis, espaço de leitura local, rodas de leitura, saraus, oficinas literárias, debates e encontros com autores, sempre com o compromisso de ampliar as liberdades culturais e promover o acesso ao livro e à leitura como direito de todos.
Mais informações e a programação completa podem ser conferidas na Página da BPIJ-BH.
Mín. 15° Máx. 32°