
Está aberta, até o dia 30 de abril, a consulta pública para quem deseja enviar propostas e sugestões para auxiliar na criação do Plano Estadual da Política para a População em Situação de Rua.
Para participar, o cidadão deve acessar a página do Fórum Técnico no site da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e fazer seu cadastro (clique aqui).
A consulta está organizada por temas: direitos humanos e segurança pública; cidadania, mobilização, participação e controle sociais; trabalho, emprego e geração de renda; habitação, moradia e desenvolvimento urbano; assistência social e segurança alimentar e nutricional; saúde; educação; cultura, esportes e lazer.
Para o processo, foram disponibilizados textos explicativos e perguntas para cada um dos temas. O objetivo é estimular o envio das contribuições e dar maior clareza sobre o teor dos assuntos abordados.
O fórum é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac), em parceria com deputados estaduais e sociedade civil. O objetivo é organizar a elaboração do Plano Estadual.
Etapas regionais
A partir desta segunda-feira (26/3), o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Estadual da População em Situação de Rua (Comitê PopRua-MG) inicia as etapas regionais, que serão realizadas em seis municípios do estado.
O primeiro encontro será em Betim, no Território Metropolitano. Logo após, será a vez de Belo Horizonte, Uberlândia, Ipatinga, Montes Claros e Juiz de Fora.
“O objetivo é acolher demandas da população em situação de rua, considerando o contexto de cada cidade e região”, afirma Tomaz Moreira, coordenador da Política Estadual para a População em Situação de Rua e um dos representantes da Sedpac no PopRua.
A etapa final será realizada nos dias 11, 12 e 13 de junho na ALMG. Na ocasião, será apresentado o documento resultante de todas as propostas apresentadas. O material vai subsidiar a elaboração de um anteprojeto de lei, que será encaminhado à Assembleia.

Religião Diocese de Sete Lagoas celebra Dia Mundial da Vida Consagrada com missa no Carmelo
Conscientização Uso irregular de terrenos como depósito de lixo pode gerar multas em Prudente de Morais
Combate à fome Sete Lagoas integra lista de municípios prioritários em plano nacional contra a fome
Carnaval 2026 Pré-Carnaval e Carnaval em Minas ganham ação que troca recicláveis por pontos e Pix
Pagamento Prefeitura de Sete Lagoas divulga calendário de pagamento do adicional insalubridade para ACS e ACE
Vaquinha Nova vaquinha em Sete Lagoas busca arrecadar recursos para tratamento de comerciante Mín. 18° Máx. 26°

