Agentes da Polícia Federal e do Ministério Público Federal estão nas ruas para cumprir mandados de prisão em mais um desdobramento da operação Lava Jato em Minas Gerais. A ação é realizada também no Rio, São Paulo, Rio Grande do Sul e Distrito Federal e ainda no Paraguai e Uruguai. O principal alvo é Dário Messer, apontado como o principal doleiro do país.
Em Minas, são cumpridos três mandados, um na capital mineira, um em Contagem e outro em Nova Lima, na Região Metropolitana.
Os mandados – dois de prisão preventiva e um de prisão temporária – foram expedidos pelo juiz Marcelo Bretas, do Rio de Janeiro, após a investigação baseada na delação de dois doleiros presos pela Lava Jato no Uruguai.
Eles entregaram ao Ministério Público Federal (MPF) extratos de transações, boletos bancários, anotações e concederam acesso a um sistema online onde se movimentava todo o esquema.
Os suspeitos integravam um sistema chamado Bank Drop, no qual doleiros remetem recursos ao exterior através de uma ação conhecida como “dólar-cabo”. O “dólar-cabo” é o modo de envio de dinheiro para o exterior que não passa pelas instituições financeiras reguladas pelo Banco Central.
Mín. 10° Máx. 25°