Uma enfermeira de um hospital particular de Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, foi presa nessa quarta-feira (2) suspeita de cometer tentativa de homicídio contra quatro recém-nascidos. A mulher foi detida por policiais da Delegacia da Criança e Adolescente Vítima (DCVA) depois de ser flagrada cortando cateteres de crianças que ficavam em incubadoras na UTI Neonatal.
De acordo com as investigações, a enfermeira usava a mão, ou uma tesoura, para romper os tubos plásticos. Câmeras do Hospital Real D’Or flagraram a ação da profissional, que foi afastada da unidade de saúde. Nas imagens é possível vê-la, fora do horário de trabalho, se aproximando de uma encubadora e observando o estado de saúde de um bebê internado. Na sequência, ela espera uma técnica de enfermagem deixar o local, pega uma tesoura e corta o cateter. A ação dura cerca de nove segundos.
Depois de 20 minutos, outra enfermeira se aproxima, coloca luvas e atende a criança. A polícia diz que ela se desespera ao constatar o problema. A mulher presa teria cortado pelo menos quatro cateteres apenas na segunda quinzena de janeiro. Ela foi indiciada por tentativa de homicídio porque os recém-nascidos correram risco de hipoglicemia e infecção.
Ela negou as acusações, mas fotos anexadas ao inquérito mostram os bebês com os braços machucados. O hospital abriu uma sindicância interna e informou o caso à polícia. Por meio de nota, a unidade de saúde explicou que não houve qualquer dano ou consequência para os recém-nascidos e que segue rígidos protocolos de segurança.
Por bhaz
Mín. 10° Máx. 25°