Na manhã do último sábado (5), na Rua Aristides Teles Azevedo, na “Chácaras Maltez” em Pirapora, as vítimas Benedito Vieira de Almeida de 72 anos e Geraldo Afonso Ribeiro dos Santos de 59 anos, foram assassinadas por autores que roubaram itens das fazendas.
O filho de Benedito, Fernando Borges, acionou a Polícia Militar (PM), alegando que a casa do pai em Pirapora estava arrombada e que o Sr. Benedito havia sumido. Durante levantamento a PM recebeu informações que um menor de 17 anos e o autor Matheus Oliveira de Araújo de 19 anos, possivelmente estariam envolvidos no crime.
O menor de 17 anos e o autor Matheus foram localizados e estavam na companhia de Ednaldo Costa Santos de 47 anos que era funcionário da chácara do Sr. Benedito (vítima). Durante entrevista o menor de 17 anos e o autor Matheus relataram a dinâmica do crime da seguinte forma:
Por volta 7 horas de sexta-feira (4), as vítimas Geraldo e Benedito chegaram ao sítio em um veículo Fiorino de cor branca, para fazerem uma cerca. Por volta das 10 horas, os autores reuniram para fazerem uso de entorpecentes (maconha), e articular o crime.
Os autores foram de encontro às vítimas, sendo que o autor Matheus abordou a vítima Benedito e usou os seguintes dizeres: “Perdeu perdeu, fique quietinho e parado”.
A vítima tentou fugir e o autor Matheus efetuou sete disparos de arma de fogo de calibre 22, sendo que a vítima correu para um matagal na tentativa de se proteger da ação do autor Matheus.
Após a vítima Benedito ser perseguida e encontrada pelos autores, o mesmo foi amarrado com os braços para traz juntamente com a vítima Geraldo.
No matagal, próximo a uma cisterna, o autor Gabriel Pereira Gomes de 18 anos e o menor de 17 anos, ficaram vigiando as vítimas, com vida. Simultaneamente os autores Matheus e Walyson Silva Soares de 22 anos, deslocaram no veículo da vítima Benedito, Fiorino de cor branca, até a residência (casa da chácara) da vítima e após revirarem o interior do imóvel roubaram os seguinte itens:
01 revólver calibre .32 municiado com 06 munições intactas;
04 munições em uma caixa e 08 cartuchos calibre 20.
Os autores abandonaram o veículo Fiorino de frente a residência (casa da chácara) com as chaves na ignição, roubaram o veículo Prisma de cor preta, placa HJC-8517, que se encontrava na garagem, também de propriedade de Benedito.
Os autores Matheus e Walyson retornaram para o matagal próximo a cisterna, que após encontrarem com o menor de 17 anos e Gabriel, o revólver calibre 32 roubado foi entregue nas mãos do menor, que desferiu dois tiros na vítima Benedito, e o autor Matheus atirou na nuca da vítima Geraldo.
Em seguida os autores arrastaram os corpos das vítimas e jogaram dentro de uma cisterna, com aproximadamente 20 metros de profundidade.
O menor escondeu o revólver calibre 32 (arma do crime) sobre um pé de manga. Após o crime, os autores Gabriel e Walyson fugiram no veículo Prisma. A PM deslocou até as residências dos autores Walyson e Gabriel, sendo ambos foram localizados.
Na residência do Gabriel foi localizado o revolver calibre 22, arma utilizado pelo autor Matheus contra a vítima Geraldo.
O veículo Prisma foi localizado com o autor o autor Helder Ferreira de Almeida, residente a rua Camilo dos Santos, Bairro Santos Dumont.
Foram presos os seguintes autores:
Matheus Oliveira de Araújo de 19 anos;
Walyson Silva Soares de 22 anos;
Gabriel Pereira Gomes de 18 anos;
Ednaldo Costa Santos de 47 anos;
o menor de 17 anos;
Helder Ferreira de Almeida de 31 anos (estava de posse do veículo Prisma roubado na chácara).
O Corpo de Bombeiro Militar foi acionado e retirou os corpos das vítimas da cisterna. Compareceu no local a perícia técnica da Polícia Civil que após os trabalhos perícias encaminhou os corpos para o IML.
Mín. 11° Máx. 25°