
O Sindicato dos Rodoviários de Sete Lagoas, entidade que representa a categoria da empresa Turi, realizou assembléia na manhã desta quinta-feira (10), no auditório da Casa da Cultura e reuniu dezenas de trabalhadores da empresa.
Segundo o presidente do Sindicato, Mauro Geraldo Alves, as negociações com a Turi se arrastam desde janeiro de 2017, onde na oportunidade foi entregue a pauta de reivindicação e até a data de hoje, não houve nenhum avanço em prol dos trabalhadores, o que vem agravando a situação.
Para Mauro Geraldo, as perdas salariais da categoria vem se acumulando desde 2008, com prejuízos que ultrapassam 25% na folha de pagamento dos trabalhadores da Turi.
No ano passado, o reajuste concedido aos trabalhadores foi de 3,29%, valor bem abaixo do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidos).
Horário de almoço
Outra reivindicação da categoria é a volta do pagamento de horas extras durante o tempo de almoço. Segundo sindicalistas, há mais de dois anos, a Turi não efetua aos trabalhadores o pagamento de horário de almoço, descumprindo o artigo (71) da CLT.
A Turi apresentou uma proposta de reajuste de 2% nos salários dos trabalhadores e também no Vale Refeição, proposta que foi rejeitada por todos os trabalhadores presentes durante assembleia.
i
Segundo o gerente da Turi Gilberto Martins, a empresa possui hoje 540 funcionários e atende 22 linhas, com o número de 109 ônibus em operação.
Sindicalistas afirmam que o salário base pago pela Turi é o mais baixo praticado em toda a região. O salário pago ao motorista da Turi hoje é R$ 1.652,00 reais e o do cobrador não ultrapassa o valor do salário mínimo.
O sindicato pretende acionar a justiça através do Ministério do Trabalho e não descarta uma possível paralisação dos serviços de transporte coletivo na cidade.

Religião Diocese de Sete Lagoas celebra Dia Mundial da Vida Consagrada com missa no Carmelo
Conscientização Uso irregular de terrenos como depósito de lixo pode gerar multas em Prudente de Morais
Combate à fome Sete Lagoas integra lista de municípios prioritários em plano nacional contra a fome
Carnaval 2026 Pré-Carnaval e Carnaval em Minas ganham ação que troca recicláveis por pontos e Pix
Pagamento Prefeitura de Sete Lagoas divulga calendário de pagamento do adicional insalubridade para ACS e ACE
Vaquinha Nova vaquinha em Sete Lagoas busca arrecadar recursos para tratamento de comerciante Mín. 18° Máx. 26°

