
Durante o período de 18 meses em que ficou na Apac de Sete Lagoas (MG), Pedro*, 26 anos, fez um curso profissionalizante de mecânica de automóveis e entrou na faculdade de Administração. Hoje, ele é dono de uma empresa que produz e comercializa cerca de 600 quilos de linguiça por mês. “Agora tudo que eu quero é fazer negócios”, afirma.
Sua primeira incursão no empreendedorismo aconteceu aos 19 anos, quando recebeu dos pais a incumbência de comandar um açougue em Sete Lagoas. Durante dois anos, ele tocou o negócio da família. Mas Pedro não estava satisfeito. Queria mais dinheiro. Para satisfazer seu desejo, começou a assaltar residências à mão armada. “Nunca usei drogas”, diz. “Gostava de ostentação, de sair na noite. Cheguei a ter quatro carros na garagem. Todos de luxo.”
Em 2013, assaltou um sítio próximo a Sete Lagoas. Com sua quadrinha, roubou R$ 300 mil em veículos, eletrônicos e joias. No dia seguinte, ao ouvir o noticiário, Pedro ficou preocupado: o sítio pertencia a uma personalidade conhecida no estado. Em três semanas, todo o bando foi preso. Pedro passou três anos na cadeia — metade desse tempo foi em uma penitenciária, e a outra metade em uma Apac, de onde saiu em novembro de 2015. “No presídio, ninguém pensa em nada, só em sair. Com o trabalho da Apac, você se sente valorizado. Isso muda o pensamento.”
Para Maurílio Leite Pedrosa, do Minas pelas Paz, não existe emoção maior do que descobrir que um detento se transformou em um empreendedor bem-sucedido. “Esse trabalho de recuperação me transforma a cada dia”, diz. O Minas pela Paz, fundado em 2007, é um instituto que tem como propósito proporcionar a inclusão de ex-condenados no mercado de trabalho e na sociedade, reduzindo assim os índices de reincidência criminal e atua em 39 Apacs de Minas Gerais.

Religião Diocese de Sete Lagoas celebra Dia Mundial da Vida Consagrada com missa no Carmelo
Conscientização Uso irregular de terrenos como depósito de lixo pode gerar multas em Prudente de Morais
Combate à fome Sete Lagoas integra lista de municípios prioritários em plano nacional contra a fome
Carnaval 2026 Pré-Carnaval e Carnaval em Minas ganham ação que troca recicláveis por pontos e Pix
Pagamento Prefeitura de Sete Lagoas divulga calendário de pagamento do adicional insalubridade para ACS e ACE
Vaquinha Nova vaquinha em Sete Lagoas busca arrecadar recursos para tratamento de comerciante Mín. 18° Máx. 26°

