
Diante do agravamento no desabastecimento provocado pela Greve Nacional dos Caminhoneiros, que assolou todo o país, o Prefeito Juca Bahia, preocupado com a falta de combustível para abastecer as ambulâncias; viaturas policiais; ônibus escolares; ônibus para o transporte de pacientes de hemodiálise e de TFD (Tratamento Fora do Domicílio), e caminhões de coleta de lixo domiciliar, convocou uma reunião de emergência com todo o seu Secretariado e Procuradoria Jurídica, onde solicitou informações a respeito da situação emergencial de cada Secretaria, em face do quadro de falta de combustível.
Analisando minuciosamente os relatórios de cada pasta, o Prefeito decidiu pela priorização dos serviços mais urgentes e relevantes, de forma racionalizada, com a suspensão de outros, para que não haja um agravamento da situação que já se encontra calamitosa, adotando-se medidas preventivas para amenizar os impactos decorrentes do desabastecimento no Município. Diante da motivação de calamidade pública, o Prefeito determinou a expedição do Decreto nº 048/2018, para decretar a situação de calamidade pública no Município de Paraopeba, em virtude da Greve Nacional dos Caminhoneiros, que acarretou o desabastecimento de combustível em todo o Município e região, além de interditar e paralisar rodovias federais e estaduais, prejudicando as entregas de gêneros alimentícios para a merenda escolar; de medicamentos; de combustível, dentre outros urgentes e imprescindíveis ao funcionamento adequado da Administração Pública, até que haja um acordo entre a classe dos caminhoneiros e o Governo Federal, retornando a normalização no abastecimento.
Também com base na Lei Federal nº 8.666/93 (Lei de Licitações), sem prejuízo das restrições da Lei Complementar Federal nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), ficam dispensados de licitação as eventuais aquisições de bens e serviços necessários às atividades essenciais do Município, desde que compatíveis com o valor de mercado.
Ressalta-se, por fim, que o Decreto nº 048/2018 terá vigência até a normalização dos serviços de fornecimento de combustíveis e materiais necessários às atividades essenciais do Município.
Clique Aqui e leia o teor do referido decreto.
Por Ascom da Prefeitura de Paraopeba

Eleições 2026 Cleitinho lidera a corrida pelo Governo de Minas Gerais, aponta pesquisa
Saúde e Justiça Moraes autoriza ida de Bolsonaro ao hospital para cirurgia no Natal
Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito Mín. 17° Máx. 31°

