
Recorrer ao cartório para protestar uma dívida ficou mais barato. A redução no valor das taxas para alguns títulos chega a 90%. “A nova tabela de valores beneficia tanto pessoas físicas quanto empresas, pois o protesto, além de ser uma ferramenta legal e de eficiente recuperação de crédito, terá um custo menor, o que vai facilitar principalmente para quem está com as finanças apertadas”, destaca Carla Faria de Souza, tabeliã e representante do Instituto de Protesto - MG.
Segundo Carla, a redução nas taxas também é interessante para os cartórios, já que a queda nos preços torna o protesto extrajudicial uma alternativa ainda mais atrativa. “O uso do protesto para recuperação de débitos ficou mais viável financeiramente, o que faz com que esse recurso seja mais procurado por quem precisa cobrar e receber uma dívida”, comenta.
Entre as taxas que sofreram redução nos cartórios estão a certidão de protestos não cancelados; a liquidação ou retirada de título e o cancelamento do registro do protesto em si.
Para protestar um débito, a pessoa pode procurar um cartório de protesto ou acessar o protestomg.com.br. Por meio do site, é possível protestar eletronicamente um título em qualquer cartório do país.
Resultados
O protesto extrajudicial tem um elevado percentual de recuperação de crédito em curto espaço de tempo. Conforme dados do Instituto de Protesto - MG, os cartórios mineiros conseguem recuperar, em apenas três dias, uma média de 65% dos créditos de títulos privados e 5% dos títulos públicos.
Por Bruno Mafra - Assessor de Comunicação

Religião Diocese de Sete Lagoas celebra Dia Mundial da Vida Consagrada com missa no Carmelo
Conscientização Uso irregular de terrenos como depósito de lixo pode gerar multas em Prudente de Morais
Combate à fome Sete Lagoas integra lista de municípios prioritários em plano nacional contra a fome
Carnaval 2026 Pré-Carnaval e Carnaval em Minas ganham ação que troca recicláveis por pontos e Pix
Pagamento Prefeitura de Sete Lagoas divulga calendário de pagamento do adicional insalubridade para ACS e ACE
Vaquinha Nova vaquinha em Sete Lagoas busca arrecadar recursos para tratamento de comerciante Mín. 18° Máx. 26°

