
Os transportadores de combustíveis e de derivados de petróleo entraram em estado de greve na última quinta-feira (7) pela redução do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do diesel. A reivindicação é a de que a atual alíquota, de 15%, seja reduzida para 12%, assim como foi feito no estado do Rio de Janeiro e já era praticado em São Paulo.
De acordo com o Sindtanque, sindicato que representa a categoria, o valor atual prejudica os transportadores, já que o diesel corresponde a mais de 55% do custo do frete.
“Para o presidente do Sindtanque, Irani Gomes, a equiparação do ICMS do diesel em Minas com os estados vizinhos é questão de sobrevivência para os transportadores de combustíveis e de derivados de petróleo que atuam no estado”, afirma a nota enviada pelo sindicato. Eles ressaltam ainda que o governo federal e a Petrobras deram um passo adiante para minimizar os prejuízos e agora é preciso que o governo estadual faça a sua parte.
Sobre o assunto, o governo de Minas afirmou que a alíquota praticada aqui é a terceira mais baixa do país, o que mostra o reconhecimento do Estado pela extrema importância desse tipo de combustível para o setor do transporte rodoviário. “Por essa razão, em dezembro do ano passado, seis meses antes da manifestação nacional dos caminhoneiros, o governo de Minas Gerais firmou um compromisso - com os profissionais que atuam no segmento de transporte de combustíveis e derivados de petróleo - de não alterar a alíquota do diesel no Estado. O acordo, que também beneficiou caminhoneiros de outras áreas de atuação, foi cumprido em atenção à reivindicação dos representantes do setor, pois, segundo eles, o aumento da alíquota inviabilizaria as atividades”, diz a nota enviada pela Secretaria da Fazenda.
O governo destacou que a decisão de manter a alíquota em 15% significa abrir mão de um importante incremento na arrecadação, especialmente em um momento de crise econômica, e que outros Estados optaram por aumentar o percentual independente das reivindicações.
Por Rafaela Matias - hojeemdia

Religião Diocese de Sete Lagoas celebra Dia Mundial da Vida Consagrada com missa no Carmelo
Conscientização Uso irregular de terrenos como depósito de lixo pode gerar multas em Prudente de Morais
Combate à fome Sete Lagoas integra lista de municípios prioritários em plano nacional contra a fome
Carnaval 2026 Pré-Carnaval e Carnaval em Minas ganham ação que troca recicláveis por pontos e Pix
Pagamento Prefeitura de Sete Lagoas divulga calendário de pagamento do adicional insalubridade para ACS e ACE
Vaquinha Nova vaquinha em Sete Lagoas busca arrecadar recursos para tratamento de comerciante Mín. 18° Máx. 26°

