
Estão definidos os participantes do Festival de Inverno de Sete Lagoas, em sua quinta edição. A Prefeitura de Sete Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Juventude, é a promotora do Festival, que tem como objetivo fomentar o setor cultural na cidade. Com ele, surge uma maneira de garantir a toda população espetáculos gratuitos e de qualidade, além da divulgação das artes, promoção do intercâmbio entre cidadãos, artistas, artesãos, profissionais do meio e demais interessados.
O edital que definiu regras para os artistas interessados em participar do V Festival de Inverno de Sete Lagoas, um dos mais tradicionais eventos culturais de Minas Gerais, ficou disponível entre 28 de maio e 19 de junho. O regulamento foi estabelecido pela Secretaria de Cultura e Juventude em conjunto com o Conselho Municipal de Políticas Culturais.
Com datas de realização definidas, de 14 a 18 de julho, o V Festival de Inverno terá, além dos artistas locais, a presença de um convidado a ser definido nos próximos dias. Será uma atração especial, alguém que tenha, de fato, identificação com a classe e com Sete Lagoas.
O Festival de Inverno abrange artistas de diversas áreas, dentre elas: Exposição (pintura, desenho, fotografia, escultura, instalações artísticas), Cinema, Teatro, Show Musical, Dança, Performance (performances corporais que relacionem com outras linguagens artísticas: música, vídeo, pintura, cinema, teatro poesia, instalação), Literatura (exposições literárias, contação de histórias, sarau literário, recitais literários), Cultura Popular, Artes Integradas (junção de duas ou mais artes).
O subsecretário de Cultura, Alan Keller acredita que esta aposta da Prefeitura de Sete Lagoas já ser tornou uma referência regional. “O Festival de Inverno mostra a diversidade da nossa cultura de forma democrática, gratuita e descentralizada. A temática desse ano é ‘arte para incluir, arte para unir’. É necessário fazermos cultura para todas as classes. O Prefeito Leone Maciel, apesar das dificuldades já conhecidas por todos e de toda a crise cultural do país, garantiu a realização do Festival de Inverno e de todo o calendário cultural do município. Ele deu a oportunidade para a nossa secretaria trabalhar, porque acredita que a arte é capaz de contribuir para a melhoria do nosso país”.
Keller também valorizou a participação dos grupos: “Percebemos um crescimento na organização dos grupos, enquanto instituições de arte, com portfólios de muita qualidade e textos muito bem estruturados. Estamos muito satisfeitos com esse resultado!”
Dona Helena Branco, que foi uma grande articuladora cultural e que sempre utilizou a arte como ferramenta de inserção social, será a homenageada de 2018.
O prefeito Leone Maciel ressalta que o principal objetivo deste projeto é alcançado, a valorização da arte local. “Trata-se de uma data que já é bastante esperada pelos nossos munícipes, uma oportunidade especial para valorizarmos ainda mais a gente da nossa terra!”
Clique no link a seguir e confira a lista dos aprovados:
Por Ascom da Prefeitura de Sete Lagoas

Teatro Sete Lagoas recebe oficina gratuita de contação de histórias no Quintal Boi da Manta
Patrimônio histórico Prefeitura realiza restauro do Museu Histórico Municipal aguardado há várias décadas
Literatura Fabrício Carpinejar ensina a se desapegar do que faz mal no livro 'Deixe Ir', que será lançado em BH
Música Concerto de 15 anos da Orquestra Jovem de Sete Lagoas tem nova data e endereço
Festa Momento arte e renovação na Serra de Santa Helena: Caldo da Lua celebra esperança após as queimadas
Teatro Lapso Cia de Teatro apresenta “O Fio e o Tempo” em Sete Lagoas
Incentivo à Cultura Sete Lagoas prorroga inscrições dos editais da Política Municipal de Incentivo à Cultura 2025
Música Segunda edição do “Sons de Diamantina” na Paróquia de São Pedro terá participação da Banda de Música do 3º Batalhão
Teatro Espetáculo teatral para infância “João De Barros” tem apresentação especial no Quintal Boi da Manta, em Sete Lagoas Mín. 16° Máx. 28°
