
Assistidos pela Associação dos Deficientes Visuais de Sete Lagoas (Advisete) estiveram na Câmara Municipal para conhecerem o ambiente onde é discutido o futuro da cidade e para se inserirem socialmente em um lugar completamente novo para a maioria deles. A visita faz parte de um projeto desenvolvido pela associação para que os deficientes visuais e físicos possam ter mais autonomia e independência.
O assistente social da Advisete, Cristiano Pereira, acompanhou o grupo e ficou satisfeito com o resultado da visita e a interação da turma. “Queremos proporcionar a eles a oportunidade de conhecer outros ambientes e socializar com outras pessoas. A gente acredita que isso é muito importante para eles criarem uma autonomia e independência”, entende.
Na associação os deficientes são inseridos em oficinas de artes e informática, além de participarem do processo de fabricação de fraldas que são doadas. A saída possibilita ainda aos deficientes conhecerem um mundo novo já que vários deles tem uma rotina diária restrita entre escola casa e associação. “Vamos levá-los também a outras repartições públicas e praças da cidade”, completa Cristiano.
O presidente da Câmara, Cláudio Caramelo (PRB) não escondeu a satisfação e comemorou o fato de o Plenário ser escolhido no palco principal da estada da turma no Legislativo. “Aqui a gente discute o futuro da cidade e nada mais justo e gratificante do que servir também como suporte e ferramenta de inclusão social. Sem dúvida, é um dia especial como presidente”, afirmou.
O deficiente visual Vítor Emanuel, de 16 anos, era um dos mais animados e usou um dos microfones do Plenário para narrar um gol, simulando narração esportiva. “Gostei muito de ouvir e também das cadeiras dos vereadores. Foi muito legal”, admite.
Outro que se realizou com a visita foi o fundador da Advisete, vereador João Evangelista (PSDB) que perdeu a visão aos 24 anos de idade. “Este é um conhecimento que falta a muitas pessoas, principalmente aos deficientes. Conhecer o Poder Legislativo faz toda a diferença na vida desses adolescentes e são necessárias mais ações como essa para valorizar e enriquecer a vida de cada um deles”.
Por Marcelo Paiva – Ascom da Câmara Municipal de Sete Lagoas
Eleições 2026 Cleitinho lidera a corrida pelo Governo de Minas Gerais, aponta pesquisa
Saúde e Justiça Moraes autoriza ida de Bolsonaro ao hospital para cirurgia no Natal
Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito Mín. 17° Máx. 31°

