
Animais não poderão ser mais usados em testes de produtos cosméticos. A decisão foi tomada pelo Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerias (ALMG) nesta terça-feira (17). Com a derrubada do veto do governador Fernando Pimentel (PT), as empresas não poderão fazer experimentos, testes de perfumes, nem de higiene pessoal e produtos cosméticos.
A coordenadora do Movimento Mineiro pelos Direitos Animais (MMDA), Adriana Araújo, afirmou que para conseguir a vitória, o movimento dialogou com os 77 deputados e que nenhum deles apresentou rejeição ao pedido. “É uma grande vitória, pois desde a legislatura passada tentávamos a aprovação deste projeto de lei. Estamos em festa”, disse.
O próximo passo de acordo com Adriana é fazer com que a lei de proibição de testes seja a nível nacional. “Há um PL tramitando no Congresso desde 2014. Queremos mobilizar os deputados federais, que, na maioria das vezes, não consideram a causa animal”, afirmou.
Com a derrubada do veto, Minas Gerais será o sétimo estado da federação a proibir os testes. Os demais são São Paulo, Paraná, Pará, Amazônia, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.
Quando Fernando Pimentel vetou o projeto ele alegou que as pesquisas no setor ficariam prejudicadas e correriam “grandes riscos”. No entanto, o MMDA destaca que na Europa há métodos alternativos que substituem a tortura aos animais. “Quando o governador vetou, ficamos surpresos, pois ele já havia aprovado outras leis de defesa animal”, ponderou.
O estado mineiro conta agora com quatro leis de defesa animal: proibição de animais em circos, política de controle populacional de cães e gatos, punição a maus tratos a animais e agora a da não realização dos testes.
Em 48 horas o governo mineiro deve realizar a promulgação das proposições. Se neste período isso não acontecer, o presidente da ALMG, Adalclever Lopes (MDB), as promulgará. Se este não o fizer em igual prazo, caberá ao vice-presidente, Lafayette de Andrada (PRB), fazê-lo, dentro do mesmo prazo.
Por bhaz

Religião Diocese de Sete Lagoas celebra Dia Mundial da Vida Consagrada com missa no Carmelo
Conscientização Uso irregular de terrenos como depósito de lixo pode gerar multas em Prudente de Morais
Combate à fome Sete Lagoas integra lista de municípios prioritários em plano nacional contra a fome
Carnaval 2026 Pré-Carnaval e Carnaval em Minas ganham ação que troca recicláveis por pontos e Pix
Pagamento Prefeitura de Sete Lagoas divulga calendário de pagamento do adicional insalubridade para ACS e ACE
Vaquinha Nova vaquinha em Sete Lagoas busca arrecadar recursos para tratamento de comerciante Mín. 18° Máx. 26°

