
Nova pesquisa eleitoral divulgada hoje (14) pela XP Investimentos mostra que Jair Bolsonaro (PSL) e Ciro Gomes (PDT) continuam na liderança e iriam para o segundo turno. Bolsonaro tem 26% de intenção de voto, enquanto Ciro tem 12%.
Agora candidato oficial, Fernando Haddad (PT) aparece em terceiro, com 10%. Geraldo Alckmin aparece em quarto, com 9% das intenções de voto.
A pesquisa, contudo, divide Haddad em dois cenários: sem apoio de Lula e com apoio de Lula. No segundo caso, com apoio do ex-presidente, Haddad teria 16% e apareceria em segundo lugar. Bolsonaro, nesse cenário, teria 23% de votos.
A pesquisa encomendada pela XP foi feita pelo Instituto de pesquisas sociais, políticas e econômicas (Ipespe) durante os dias 10 e 12 de setembro, por telefone.
Jair Bolsonaro – 26%
Ciro Gomes – 12%
Fernando Haddad – 10%
Geraldo Alckmin – 9%
Marina Silva – 8%
João Amoêdo – 4%
Álvaro Dias – 4%
Henrique Meirelles – 2%
Guilherme Boulos – 1%
Jair Bolsonaro – 23%
Fernando Haddad – 16%
Ciro Gomes – 11%
Geraldo Alckmin – 9%
Marina Silva – 6%
João Amoêdo – 4%
Álvaro Dias – 4%
Henrique Meirelles – 2%
Guilherme Boulos – 1%
O ataque sofrido pelo candidato em Juiz de Fora apresentou efeitos positivos na pesquisa eleitoral.
99% dos entrevistados disseram ter conhecimento do ataque à faca contra Jair Bolsonaro, um número considerado impressionante pela XP. Isso mostra que a notícia penetrou todas as regiões e camadas sociais no País.
O ataque, segundo a pesquisa da XP, fez com que eleitores ficassem mais propensos a votar no candidato. 24% dos entrevistados disseram que o ataque aumentou a vontade de votar em Bolsonaro. O voto espontâneo nele também cresceu, passando de 16% para 20%.
A pesquisa também mostrou que, após sete semanas seguidas de rejeição crescente, ela caiu. Agora, 57% dos eleitores dizem que não votariam em Bolsonaro de jeito nenhum.
O conhecimento de que Lula não vai disputar a eleição também se difundiu, já que o voto espontâneo nele caiu de 18% para 9%. Ou seja, 50% das pessoas que antes davam o nome de Lula como seu candidato agora já não o fazem.

Eleições 2026 Cleitinho lidera a corrida pelo Governo de Minas Gerais, aponta pesquisa
Saúde e Justiça Moraes autoriza ida de Bolsonaro ao hospital para cirurgia no Natal
Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito Mín. 19° Máx. 29°

