
O Ministério Público Estadual (MPE) em Uberlândia, no Triângulo mineiro, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrou, na manhã desta quarta-feira, Operação "Kms de Vantagem", com o cumprimento de 30 mandados de prisão, entre eles o do ex-prefeito da cidade Gilmar Machado (PT), denunciado por participação em licitação irregular para compra de vans para o município.
Além dos mandados de prisão preventiva e temporária, a Justiça de Uberlândia expediu ainda outros 31 mandados de busca e apreensão para serem cumpridos não só em Uberlândia, mas também em Catalão e Goiânia, ambas no estado de Goiás, e em Porto Nacional, em Tocantins.
Os suspeitos são investigados pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa, corrupção passiva, peculato, fraude à licitação, uso de documento falso, lavagem de dinheiro, entre outros.
Entre os presos preventivamente, além do ex-prefeito de Uberlândia, estão Alexandre Andrade (PSB), que na época era secretário Municipal de Trânsito e Transportes, e a ex-secretária Municipal de Educação, Gercina Novais.
Gilmar e Alexandre são candidatos a deputado federal e, segundo a legislação eleitoral, a partir desta sexta-feira (21), nenhum candidato pode ser detido ou preso, somente se for em flagrante.
Até a publicação desta reportagem o MPE não havia divulgado mais detalhes da operação.
Por Estado de Minas

Eleições 2026 Cleitinho lidera a corrida pelo Governo de Minas Gerais, aponta pesquisa
Saúde e Justiça Moraes autoriza ida de Bolsonaro ao hospital para cirurgia no Natal
Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito Mín. 19° Máx. 29°

