
O julgamento da chapa Leone Maciel e Duílio de Castro pode acontecer ainda neste mês de dezembro. Segundo informações da Assessoria de Comunicação (Ascom) do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), no dia 25 de outubro último, o recurso apresentado pelo prefeito de Sete Lagoas contra a cassação de seu mandato não foi acatado pela Procuradoria Regional Eleitoral do TRE-MG.
No dia 16 de agosto último, a juíza eleitoral Marina Rodrigues Brant condenou Leone Maciel e Duílio de Castro à perda do mandato e a ficar inelegível por 8 anos, por entender que houve abuso econômico na campanha municipal de 2016. Na ocasião, o ex-candidato a prefeito Emílio Vasconcelos Costa (PSB) apontou a utilização de uma edição do jornal “Boa Notícia”, que circulou na véspera da eleição, de propriedade de Rafael Vitor Carvalho, como ferramenta de ataque à sua candidatura.
Então, o juiz eleitoral Alessandro de Abreu Borges acatou o pedido do Ministério Público e autorizou a quebra dos sigilos telefônico e bancário de Rafael Vitor Carvalho, sendo que no dia 10 de julho último, a juíza eleitoral Marina Brant acolheu os argumentos de Emílio de Vasconcelos e condenou Leone Maciel e Duílio de Castro à perda dos cargos de prefeito e de vice-prefeito de Sete Lagoas.
A Ascom do TRE-MG lembra que o parecer da Procuradoria Regional Eleitoral encontra-se com o juiz relator Nicolau Lupianhes Neto, sendo que não há prazo determinado e nem previsão de quando o TRE-MG julgue o caso. O motivo principal é que a prioridade no momento é a apreciação da prestação de contas dos candidatos que disputaram as eleições gerais de 2018. Mas, nada impede que o julgamento seja realizado no final deste ano.
Outro recurso
Um outro recurso foi interposto pelo ex-candidato a prefeito Emílio de Vasconcelos para que o TRE-MG decida em caráter final o processo e não o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como decidiu a magistrada na Comarca de Sete Lagoas. A Procuradoria Regional Eleitoral aceitou o recurso.
No caso de cassação, o presidente da Câmara Municipal assume a Prefeitura até a realização de outra eleição.
Da Redação
Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito
Aprovação Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe
Contas públicas Índice de transparência da Câmara Municipal de Sete Lagoas cai cerca de 40% e volta a nível intermediário Mín. 19° Máx. 29°

