
A Prefeitura de Sete Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, inaugurou na manhã desta quarta-feira, 10, um Ponto de Entrega Voluntária de Resíduos Sólidos (PEV) no bairro Cidade Deus. A iniciativa vai oferecer estrutura completa para que o cidadão evite despejar entulhos e outros tipos de lixo criando locais de bota-fora na região.
O PEV foi construído em uma área estratégica, na Avenida Prefeito Euro Andrade Lanza, bem próximo onde foram construídas recentemente 500 casas do Programa Minha Casa, Minha Vida. O projeto, inclusive, é fruto de uma parceria com a Construtora Mello Azevedo, responsável pela construção das moradias. “Esta é parte da compensação da empresa com o município, por isso não foi preciso a Prefeitura fazer investimento nesse projeto de grande alcance ambiental”, explicou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Nadab Abelin.
O PEV recebeu caçambas e uma estrutura que garante a entrega dos resíduos diretamente dentro dos recipientes. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, e aos sábados de 8h às 11h. No local podem ser recolhidos resíduos de construção, metais, galhos de podas de árvores e jardins, madeiras, móveis velhos, vidros, isopor e gesso. As restrições são para amianto, animais mortos, pilhas e baterias, lixo orgânico, lâmpadas fluorescentes, resíduo hospitalar, borra de lava-jato e óleos lubrificantes.
Presente na inauguração o presidente da Câmara Municipal, Pastor Alcides Longo de Barros, elogiou a iniciativa e destacou a importância de integração da comunidade da região com a ideia. “É uma proposta com conceito ambiental, saúde pública e, consequentemente, melhor qualidade de vida. O Legislativo congratula com o Executivo por esta realização. Os moradores precisam se conscientizar sobre a necessidade de fazer o descarte no lugar certo. O mais importante de tudo é a educação”, declarou.
Para o prefeito Cláudio Caramelo esta obra pode ser pequena, mas terá um grande alcance no momento que a Prefeitura prepara uma força-tarefa para limpar a cidade. O trabalho anunciado pelo Chefe do Executivo vai envolver diversas secretarias e também a Codesel. “Com este PEV podemos colocar fim aos bota-foras nesta região. Precisamos do apoio da população neste sentido”. Cláudio Caramelo revelou que Sete Lagoas já alcançou o nível mais crítico quanto aos riscos de uma epidemia de dengue e, por isso, medidas emergenciais serão tomadas. “A dengue ataca em ciclos e, este ano, é a vez de chegar com mais força. Será preciso um trabalho forte da administração e também a colaboração da população para evitar uma forte epidemia na cidade”, alertou.
O cronograma da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade prevê a inauguração de mais três PEVs em Sete Lagoas. O próximo será na avenida Norte-Sul, na altura do bairro Orozimbo Macedo. Os outros serão nos bairros CDI II e Jardim Primavera. O primeiro ponto foi inaugurado em 2017 e fica entre os bairros Bernardo Valadares e Jardim Europa.
Por Ascom da Prefeitura de Sete Lagoas

Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito
Aprovação Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe
Contas públicas Índice de transparência da Câmara Municipal de Sete Lagoas cai cerca de 40% e volta a nível intermediário Mín. 19° Máx. 29°

