Segunda, 19 de Maio de 2025
16°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Política Justiça Eleitoral

Biometria passa a ser obrigatória em mais 19 municípios mineiros

Nova etapa da revisão biométrica abrange cerca de 400 mil eleitores

06/06/2019 às 16h08
Por: Redação Fonte: Ascom do TRE-MG
Compartilhe:
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Nesta terça-feira (4 de junho), mais 19 municípios mineiros começam o recadastramento obrigatório do eleitorado por meio da coleta de dados biométricos. Entre eles, estão Caratinga, Conselheiro Lafaiete, Itabira e Patrocínio.

eleitorado total das 19 cidades é de 398.729, com 78.546 (19,7%) já biometrizados. O prazo para a conclusão do procedimento varia entre outubro de 2019 e fevereiro de 2020. Confira a tabela (formato PDF)  com o prazo e dados dos eleitores de cada município (atualizados em 03 de junho de 2019).

O comparecimento à revisão é obrigatório para todos os eleitores registrados nesses municípios que ainda não fizeram o recadastramento biométrico. Aqueles que já coletaram a assinatura, foto e digitais não precisam fazer o cadastro novamente. O procedimento foi determinado pelo Provimento nº 004-CRE 2019 (formato PDF) da Corregedoria Regional Eleitoral, que traz todas as normas para o atendimento ao eleitor dessas cidades.

Atendimento

Para fazer o recadastramento biométrico, basta comparecer a um cartório eleitoral, central ou posto de atendimento levando documento oficial de identidade que comprove a nacionalidade brasileira e comprovante de endereço. São aceitos como documento a carteira de trabalho, carteira de identidade, carteiras emitidas por órgãos reguladores de profissão, certidão de nascimento ou de casamento. Não são aceitos a carteira de habilitação e o novo passaporte. Homens que vão fazer o alistamento eleitoral devem apresentar também comprovante de quitação do serviço militar (de 1º de julho do ano em que completar 18 anos até 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos).

O horário de funcionamento dos cartórios, centrais e postos é de segunda a sexta-feira, de 12h às 18h. Para se evitarem filas, o atendimento pode ser agendado no site do TRE ou pelo Disque-Eleitor (telefone 148), mas os eleitores também podem ser atendidos por ordem de chegada.

Biometria em Minas Gerais

Em 84 cidades de Minas onde foi feito o recadastramento obrigatório, todo o eleitorado já votou com identificação biométrica nas últimas eleições. Em 156 (formato PDF), a revisão biométrica obrigatória começou entre fevereiro e maio. Nesse grupo, há 11 cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte: Ibirité, Mário Campos, Nova Lima, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Sabará, Santa Luzia, São José da Lapa, Sarzedo e Vespasiano. Em outros 594 municípios (formato PDF), inclusive na capital mineira, o atendimento ainda é feito de forma ordinária, à medida que os eleitores buscam algum atendimento da Justiça Eleitoral.

Até o dia 03 de junho, 5.400.528 eleitores em todo o estado já haviam feito o recadastramento biométrico. Isso representa 34,7%do eleitorado mineiro, que é de 15.561.344.

Confira todas as informações sobre a biometria em Minas Gerais no site do TRE-MG.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 23h07 - Fonte: ClimaTempo
16°
Tempo limpo

Mín. 12° Máx. 24°

Ter 25°C 12°C
Qua 25°C 13°C
Qui 26°C 13°C
Sex 27°C 13°C
Sáb 27°C 14°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio