Um homem de 43 anos que se passava por policial civil foi preso na madrugada desta terça-feira (18) no bairro Goiânia, na região Nordeste de Belo Horizonte. Segundo a Polícia Militar (PM), ele foi detido na companhia da namorada, que também era enganada pelo estelionatário.
A abordagem aconteceu durante patrulhamento na rua Pássaro Lira. De acordo com a PM, o homem estava em atitude suspeita perto da casa dele, vistoriando um veículo Hyundai I30. Ele usava de suas falsas atribuições para mostrar à namorada que havia algo estranho com o carro ali estacionado.
Quando a PM abordou o casal, a mulher pediu que o namorado contasse que ele era policial civil. O estelionatário tentou disfarçar, mudando de assunto, mas os militares notaram o nervosismo dele.
Enquanto dois militares entraram na casa do homem para fazer uma vistoria, outros dois ficaram na companhia da mulher do lado de fora da residência. Ela contou que havia começado o relacionamento recentemente e que o homem dizia ser psicólogo da Polícia Civil, inclusive mostrando a ela uma carteira funcional da corporação.
No interior da casa, os policiais encontraram certificados falsos de pós-graduação em "psicologia, políticas públicas, direitos humanos, práticas psicossociais, psicologia comportamental e psicologia jurídica".
Foram localizadas ainda duas carteiras de identidade funcional com nome falso e constando que ele estaria apto a portar arma de fogo. Em outro documento, o suspeito teria habilitação para conduzir aeronaves.
Os militares ainda encontraram uma camisa da Polícia Civil, uma réplica de pistola, três celulares, dinheiro e um equipamento usado para bloquear sinal de tornozeleira eletrônica.
Durante o registro da ocorrência, o homem recebia a todo momento diversas mensagens no WhatsApp de mulheres às quais ele teria prometido emprego e facilidades em concursos públicos.
O homem foi preso e encaminhado à Central de Flagrantes I. O caso será investigado pela Polícia Civil.
Mín. ° Máx. °