O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva vai ser transferido de Curitiba para São Paulo. A decisão foi assinada pela juíza substituta Carolina Lebbos, da 12ª Vara Federal de Curitiba, na manhã desta quarta-feira (7), que acatou o pedido da defesa do petista.
"Constata-se a plena pertinência de transferência do executado ao Estado de São Paulo, onde em princípio poderá o executado ser custodiado com a segurança necessária ao caso, em condições adequadas e em atendimento ao interesse público", registrou a magistrada na decisão.
“Tratando-se de matéria que foge à competência deste Juízo, por não possuir ingerência sobre os estabelecimentos localizados naquele Estado da Federação, solicite-se ao Juízo de execução penal competente do local de destino a indicação do estabelecimento onde o apenado deverá permanecer recolhido", complementa a juíza.
Caberá, agora, ao juiz de execução de São Paulo decidir o destino do ex-presidente.
Lula está preso na sede da Polícia Federal em Curitiba, desde 7 de abril de 2018. Ele foi condenado no caso do triplex do Guarujá.
A transferência de Lula foi um pedido do superintendente da Polícia Federal, Luciano Flores, que argumenta que a prisão do petista altera a rotina do prédio da PF.
Mín. 12° Máx. 24°