
Os novos vereadores que assumem mandato no Parlamento Jovem (PJ) este mês começaram a se familiarizar com o novo mundo que serão inseridos ao longo do próximo ano. Na última semana eles passaram por capacitação, na Câmara, para se inteirarem do regimento interno do PJ e de tudo que cerca a rotina parlamentar como a formatação de textos de Anteprojetos de Lei, Pedidos de Providência e afins. Os "parlamentares" serão empossados no próximo dia 19, na Câmara Municipal.
A procuradora da Câmara e uma das responsáveis pelo PJ, Maria Inês Lana, foi a responsável pela capacitação. De acordo com Maria Inês, um dos principais pontos abordados com os jovens foi a dinâmica das reuniões e o processo para elaboração de proposições. A procuradora está entusiasmada e acredita que a nova turma tem tudo para desenvolver um grande trabalho no Legislativo.
Nicolas Leal, 16 anos, é um dos novos vereadores jovens e admite que o impacto está forte com a imersão em um mundo totalmente novo. “A gente nunca aprofundou na política como agora. Precisamos de um pouco mais de estudo para mais entendimento e tenho certeza que vai agregar muito na minha vida”, acredita.
Com temas na cabeça como acessibilidade para deficientes e obesos e coleta seletiva, Maria Eduarda Amaral, 16 anos, espera driblar as dificuldades o quanto antes para começar a colocar no papel as propostas. “Ainda estou um pouco confusa, mas, aos poucos, vamos pegando o ritmo”, espera.
Remanescente do último mandato, Abraão Amós, sentiu a responsabilidade de exercer o mandato durante um mês na gestão passada quando substituiu um vereador. Desenvolvendo um trabalho desde o início ele espera, junto com os novos colegas, elevar o nível dos trabalhos. “A expectativa é que seja melhor que a gestão passada, que já foi muito boa. Espero que possa superar minhas expectativas”, vislumbra.
As Reuniões Ordinárias do Parlamento Jovem acontecem, já a partir de agosto, sempre na última quarta-feira de cada mês. As escolas que estão representadas na edição do PJ 2019/2020 são as seguintes: escolas estaduais Sinhá Andrade, Professor Ca?ndido Azeredo, Dr. Avelar, Professor Rousset, Professor João Fernandino Júnior, Edith Furst, Modestino Andrade Sobrinho, Prefeito Zico Paiva, Murilo de Jesus Peixoto, Doutor Avelar e as instituições particulares Instituto Alice Maciel, Colégio Regina Pacis, Sesi Otoni Alves da Costa e Colégio Alpha.
Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito
Aprovação Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe
Contas públicas Índice de transparência da Câmara Municipal de Sete Lagoas cai cerca de 40% e volta a nível intermediário Mín. 18° Máx. 26°


