Presente e passado recente juntos na primeira Reunião Ordinária da segunda legislatura do Parlamento Jovem (PJ), que teve o pontapé inicial nessa quarta-feira (28). Como inscritos dois ex-vereadores falaram aos novos parlamentares sobre a experiência. Felipe Augusto pediu para os colegas não se acostumarem com o plenário porque “vão ter reuniões que vão surpreender. Aproveitem cada segundo aqui e explorem cada momento que a Câmara proporciona”, disse.
A participação feminina no PJ foi destacada por Lara Araújo que foi suplente e assumiu o mandato na metade da Legislatura passada. “Sempre que subo aqui será como a primeira vez. Todo mundo sabia tudo e eu não sabia nada. Acompanhando hoje vejo o tanto que é gratificante e o tanto que o projeto deu certo. Vocês vão crescer muito aqui dentro”, afirmou.
Abraão Amós foi o primeiro vereador jovem da atual legislatura a subir na tribuna para falar na comunicação pessoal. Ele agradeceu a escola Sinhá Andrade pelo voto de confiança e disse que espera “representar não só a escola e o bairro, mas toda juventude da cidade”. Os agradecimentos foram os mais ouvidos durante a comunicação dos recém empossados parlamentares.
Mostrando vontade de trabalhar os vereadores jovens já apresentaram Anteprojetos de Lei, Requerimentos e Pedidos de Providências. A presidente Ana Luiza Almeida, por exemplo, apresentou o APL 02/2019 que trata do “disque plante uma árvore no município de Sete Lagoas”. O serviço oferecido por telefone será usado pelo cidadão, caso se transforme em lei, para se informar sobre o plantio de mudas e árvores adequadas para cada local.
Vários textos foram debatidos como o da vereadora Natali Fernandes que pede a revitalização do entorno da lagoa da Boa Vista. Ela defendeu a matéria falando da importância turística do local para a cidade. O presidente do Legislativo, Cláudio Caramelo (PRB), se surpreendeu com o nível já na primeira sessão. “Teve comunicação pessoal e muita discussão nas matérias. Foi um início muito promissor e tenho certeza que vão crescer ainda mais”, disse Caramelo que reforça sobre a importância do PJ para a formação de caráter e visão crítica dos jovens acerca da política.
Mín. 11° Máx. 25°