
Deve ser transferido em breve para o regime semiaberto o ex-publicitário Marcos Valério, condenado a 37 anos de prisão no processo do Mensalão. Até o momento, ele já cumpriu 6 anos e seis meses no Complexo Penitenciário Nelson Hungria (CPNH), em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A decisão determinando a transferência imediata do preso foi proferida nesta sexta-feira (6) pelo juiz Wagner Cavalieri, da Vara de Execuções Criminais da cidade.
O pedido feito pela defesa do condenado requisitava a redução da pena por leitura (o que foi negado) e, também, por quatro cursos à distância feitos por Valério durante a prisão, sendo que este último foi acatado pelo magistrado, que concedeu 75 dias a menos de prisão para o réu.
Além disso, os advogados do ex-publicitário também citaram a decisão concedida na última quarta-feira (4) pelo ministro Luis Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedendo a prisão em regime semiaberto ao condenado, que responde pelos crimes de peculato, corrupção ativa e lavagem de dinheiro.
"Oficie-se (a unidade prisional) requisitando a imediata transferência do sentenciado para unidade prisional apropriada ao regime semiaberto, conforme decisão do STF", ponderou Cavalieri em sua decisão.
"Recomende-se à direção da CPNH a manutenção das medidas de segurança em relação ao sentenciado até a efetiva transferência", completou o juiz, que citou o pedido sigiloso feito pela defesa para preservar a integridade de Valério, que estaria em "situação de risco" no pavilhão H da unidade prisional.
Destino do ex-publicitário não será divulgado por "razões de segurança"
Procurada pelo Hoje em Dia, a Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap) informou, por meio de nota, que foi notificada nesta sexta da decisão judicial sobre a progressão de regime do detento Marcos Valério Fernandes de Souza.
"A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) cumprirá a decisão e, até que se conclua a transferência do preso, não será divulgada a unidade prisional de destino, por razões de segurança", concluiu a pasta.

Religião Diocese de Sete Lagoas celebra Dia Mundial da Vida Consagrada com missa no Carmelo
Conscientização Uso irregular de terrenos como depósito de lixo pode gerar multas em Prudente de Morais
Combate à fome Sete Lagoas integra lista de municípios prioritários em plano nacional contra a fome
Carnaval 2026 Pré-Carnaval e Carnaval em Minas ganham ação que troca recicláveis por pontos e Pix
Pagamento Prefeitura de Sete Lagoas divulga calendário de pagamento do adicional insalubridade para ACS e ACE
Vaquinha Nova vaquinha em Sete Lagoas busca arrecadar recursos para tratamento de comerciante Mín. 17° Máx. 25°

